Papo de BFF

31 08/2016
,

4 dicas para se concentrar nos estudos

Postado por: Maria Victoria Mazza

Dicas de como melhorar os seus estudos

Com a chegada dos quatro últimos meses do ano, é hora de dar um gás nos estudos, seja para as provais finais ou para vestibulares e o ENEM que está cada vez mais próximo. Nem sempre é fácil se dedicar totalmente a isso, mas é preciso se concentrar e se esforçar, principalmente nesta reta final. Então, confira as nossas dicas para melhorar a sua concentração e mandar bem na hora de estudar!

doug pensando

Estudos + foco + concentração

Antes de começar a estudar, é preciso garantir que o ambiente disponível pra você seja organizado, afinal, faz toda a diferença! Já o foco é uma das partes mais complicadinhas, principalmente para quem não consegue largar o celular. Então, é hora de desligar as notificações e deixar todas as redes sociais de lado. Você também pode aliar ao seu dia algum tipo de exercício. Não precisa ser nada complicado, um alongamento na sua casa mesmo já ajuda.

como-memorizar-estudos

Ih, esqueci!

Um dos maiores obstáculos em estudar tanta coisa é a memorização. Química, física, matemática, português… Nem parece que existe tanto espaço pra entender tudo. Mas dá sim para lembrar. Como? Tornando o seu cérebro mais ativo. Fale palavras-chave em voz alta, repita mais de uma vez fórmulas e conceitos. Treine também leitura e tente reproduzir o que acabou de ler, com as suas palavras mesmo.

LEIA TAMBÉM

Como mandar a preguiça pra bem longe?

Como lidar com a mudança de escola

6 canais que irão ajudá-la nos estudos

pato cansado

Rotina e noites de sono

Procure separar seus estudos durante toda a semana. Você pode adaptar da maneira que gosta: uma matéria por dia, um total de horas para cada uma… O importante é focar e não sair das metas que estabeleceu. No meio disso tudo, deixe um tempo também para relaxar: não dispense momentos de lazer, coma bem e faça algo que gosta para distrair. Você pode, inclusive, ir atrás de filmes, séries e livros que ajudem na hora de estudar. Outra parte muito importante é o sono! Não use o seu para estudar, ok?

celular carregando

Tecnologia amiga

Em algumas vezes ela pode atrapalhar, sim, mas que tal usá-la como uma grande aliada dos estudos? Você pode, por exemplo, baixar aplicativos que ajudam a organizar a rotina, para colocar metas e outros. Agora, se quiser desapegar do celular por alguns minutos, tem apps a desafiam a não mexer no aparelho por um determinado período de tempo.

Consultoria: Eduardo Valladares, gerente pedagógico e professor de português do Descomplica

Tags: , ,

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.