Papo de BFF

4 04/2016

6 dicas para escolher a profissão certa

Postado por: Isabella Marão

Dicas te ajudam a saber qual vestibular você deve fazer

Todo mundo que está no Ensino Médio uma hora vai se deparar com aquela pergunta: ”Já escolheu sua profissão?” Se você faz o tipo desencanada e nunca parou para pensar nisso deve ficar neurótica com essa cobrança toda, né? Mas não precisa se desesperar! Escolher um curso em uma universidade não é um bicho de sete cabeças, quer ver só?

Comece identificado a sua área

ariana-grande

Geralmente, os cursos das universidades são divididos entre as áreas de humanas, biológicas e exatas, mais ou menos como na escola. Uma dica é ver qual dessas áreas tem mais a ver com você e pesquisar os cursos dessa área. Você já elimina um montão de opção que não é a sua cara e começa a conseguir selecionar.

Pesquise muito

i-dont-know

Depois de selecionar a sua área, comece a pesquisar muito sobre as profissões dentro dela. A partir dessas pesquisas, você já vai descartar algumas escolhas e começa a ficar mais segura. A internet está cheia de sites especializados em vestibular e com superguias de profissões. Aposte em youtubers também para saber um pouco mais sobre o dia a dia do curso.

Procure ajuda

ariana grande

Psicólogos costumam aplicar testes vocacionais e te ajudam a escolher o curso certo baseando-se na sua personalidade e gostos! Mas são sempre sugestões, ok? A decisão final sempre será sua!

Procure a grade do curso

sesamo

Depois de estar com a ideia do curso mais ou menos formada na sua cabeça, veja em quais universidades você gostaria de estudar e procure a grade curricular do curso. Lá, vai constar todas as disciplinas que você pode cursar. Veja se você se identifica com todas elas, ou pelo menos com a maioria.

Nada é para sempre

justin-bieber

Se você entrar em um determinado curso e perceber no meio dele que não é bem o que você queria, não tenha medo de partir para outra! É só um curso de alguns anos, não a sua vida toda que está em jogo. Vale mais a pena ser feliz com um novo curso do que continuar no primeiro e ser infeliz na escolha.

Você pode nem trabalhar com isso

jb

Muita gente termina o curso na universidade e acaba nem seguindo a carreira que pensava que iria seguir quando começou. A vida é uma caixinha de surpresas e você pode se surpreender muito! Vai que no meio da faculdade de medicina você se descobre uma cozinheira incrível e acaba montando o seu próprio negócio? Acontece!

Vai dar tudo certo no final. Boa sorte!

Tags: , , , , ,

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.