Papo de BFF

21 06/2012

Como fazer uma higiene íntima correta

Postado por: Redação todateen

Tomar banho é muito importante, não só para deixar aquele cheirinho bom, como também para manter a higiene do corpo e ficar livre de fungos e bactérias que causam doenças ao organismo. Igualmente importante é fazer uma higiene íntima correta para evitar corrimentos e infecções. Será que você está se cuidando bem? Conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. José Bento que tirou várias dúvidas sobre o assunto. Confira:

Como fazer a higiene íntima correta

Foto: Glow Images/Latinstock

1) É importante usar sabonete íntimo?

É importante, sim. O sabonete íntimo tem o ph (índice de acidez) neutro que não altera o ph ácido da vagina, o que é importante para a defesa contra algumas bactérias. Mas você também não precisa usar o sabonete íntimo várias vezes ao dia: uma é suficiente, pois também é preciso que o organismo tenha seus próprios mecanismos de defesa.

2) Se a garota não puder pagar pelo sabonete íntimo, que é mais caro, o que poderia usar no lugar?

Algum sabonete com ph neutro. Mas, o ideal é que ela faça uma pesquisa de mercado e encontre um sabonete íntimo que seja mais adequado para ela.

3) É verdade que não se pode usar absorvente diário?

É verdade! O absorvente diário aumenta a temperatura local da região vaginal e a vagina precisa de uma temperatura não muito alta, pois isso favorece o aumento de fungos, bactérias, ocasionando corrimento e doenças . A região precisa estar sempre arejada! Para isso foi inventada a saia, inclusive…

4) O que é corrimento?

Existem dois tipos de corrimento: o normal, que é uma secreção produzida pela vagina, que não tem cor (se assemelha a uma clara de ovo), não tem cheiro e nem causa coceira e ardor. Está relacionado ao próprio ciclo menstrual. O corrimento anormal se apresenta como uma secreção amarela, com cheiro forte e que pode causar ardor e coceira. Ela surge como mecanismo de defesa: é a maneira que o organismo encontra de se ver livre de algumas agressões, como fungos e bactérias. Por isso, é importante ir ao ginecologista para ele avaliar o corrimento e indicar a melhor forma de tratamento.

5) É possível evitar corrimento?

Sim, para evitar o corrimento a garota deve evitar usar calcinhas sintéticas, absorvente diário, calça jeans. O excesso ou a falta de higiene íntima também são fatores que podem provocar o corrimento.

6) Existe uma maneira correta de lavar a vagina?

Lavando a vagina externamente durante o banho com o sabonete íntimo já é suficiente.

7) Qual o melhor tipo de calcinha?

A de algodão.

8 ) É verdade que dormir sem calcinha faz bem?

Sim, é verdade. Pois a região se mantém arejada e livre da presença de fungos e bactérias.

9) Existe alguma restrição em relação à depilação íntima?

Não. Nos tempos das cavernas, os pelos pubianos serviam como proteção. Hoje em dia isso não acontece mais, por isso, a depilação íntima fica a critério da garota.

10) #Dica: se você já tem relações sexuais, uma dica importante para manter a higiene íntima é sempre urinar após o ato, pois a penetração facilita a entrada de bactérias na uretra, podendo causar infecções. Ao urinar, esse risco diminui!

Consultoria: Dr. José Bento, ginecologista e obstetra

Tags: , ,

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.