Toda Diva

Beleza

19
08/2012

13 mechas e colorações para arrasar no verão

Postado por Redação todateen

Confira uma lista com 13 tipos de mechas para você se inspirar e pedir ao cabeleireiro

Colorir os cabelos é uma arte que exige técnicas e elas estão em constante aprimoramento. Surgem novos estilos, produtos e formas de tingir com o passar do tempo, que podem dar o toque moderno ao seu visual.

As tendências para o verão apostam em raiz escura e pontas clareadas. Continuam reinando os fios bagunçados e desconectados para a cabeça das mulheres modernas. O comprimento médio também parece ser o preferido das fashionistas.

Neste país onde reina o sol, a praia e a bossa nova, as  mechas continuam inspiradas na tradicional californiana, com algumas pitadas de contemporaneidade e naturalidade.

Confira uma lista com 13 tipos de mechas para você se inspirar e pedir ao cabeleireiro:

  • Foto: GettyImages

    New ombré hair

    O sombreado feito no comprimento e nas pontas, indo do tom escuro em cima para o mais claro, gerando a impressão de queimado de sol, agora surge com luzes discretas para iluminar a raiz. Pode ser realizada da mesma maneira que as luzes californianas, com papel alumínio ou desfiando os fios, mas o efeito fica mais natural quando são usadas técnicas “ao ar livre”. O início das mechas não tem marcação. A diferença entre a new ombré hair e as luzes californianas é que esta técnica tem um clareamento mais sutil e menos agressivo visualmente, dando um aspecto de cabelo com pontas descoloridas pela ação do sol. Esta técnica fica bem em todos os tipos, tamanhos e cores de cabelos.

  • Foto: GettyImages

    À mão livre

    Este procedimento também é conhecido como “ao ar livre”, plaquete, pente livre, etc. Os reflexos são feitos com as mãos e o cabeleireiro aplica o descolorante em pontos estratégicos do cabelo, resultando em uma luminosidade bem natural. O importante é não marcar o início das mechas. Indicada para mulheres modernas que não abrem mão de um efeito discreto.

  • Foto: Orlando Oliveira/AgNews

    Ombré Hair

    Clareia-se o comprimento e as pontas, indo do tom escuro em cima para o mais claro, gerando a impressão de queimado de sol. Pode ser realizada da mesma maneira que as luzes californianas, com papel alumínio ou desfiando os fios. O clareamento é mais sutil e menos agressivo visualmente, dando um aspecto de cabelo com pontas descoloridas pela ação do sol.

  • Foto: Nana Moraes

    Mechas Texanas

    É uma técnica criativa e customizada, porque cada profissional vai fazer mechas em locais estratégicos. São mechas mais claras que dão efeito de cabelos expostos ao sol. "Esse clareamento começa a partir de quatro a cinco dedos abaixo da raiz do cabelo", explica Viviane Costa, hairstylist do Studio de Beleza Sônia Nesi. Isola-se o topo da cabeça, que não será colorido, e faz-se as mechas de espessura média e sem marcação, ou seja, desalinhadas. Pode-se usar até quatro tons de mechas e em maior quantidade na parte de baixo dos cabelos. Quanto mais próximas das pontas, mais claras devem ser. Ideal para mulheres com cabelos castanhos-claros, marrons ou loiros-escuros, e que tenham corte degradê.

  • Foto: Divulgação/Rede Globo

    Mechas Saint-Tropez

    São mechas bem finas feitas em toda a cabeça. Nessa técnica, a costura (divisão) dos fios é feita de forma a criar um visual clássico, usando mechas finas e espaçadas. O resultado é um leve degradê de cores, pois a tonalidade vai clareando no meio e nas pontas. Indicado para mulheres que tenham os cabelos escuros e que gostem de tons quentes como mel ou marrom-acobreado.

  • Foto: Roberto Filho/AgNews

    Luzes montadas

    São luzes sobrepostas em mechas marcadas e mais claras na parte de dentro da cabeça. Elas são feitas da raiz às pontas e muito finas. Em cabelos muito escuros opta-se pelas luzes em tons de avelã. Em cabelos mais claros pode-se chegar ao loiro platinado. Os melhores resultados são obtidos com a técnica de papel. Ideal para quem gosta de um visual discreto sem abrir mão de estar na moda. Não é indicada para quem tem mais de 45% de fios brancos.

  • Foto: GettyImages

    Tie Dye

    Mechas coloridas inspiradas na moda punk, feitas em tons como rosa, azul e verde. O cabelo torna-se um tipo de acessório. É feita sobre mechas previamente costuradas (separadas com o cabo do pente) e descoloridas. Depois, é só aplicar o tonalizante com a cor desejada, que dura de seis a dez lavagens. Ótima para mulheres ousadas e que queiram abusar de um visual diferente por um curto período.

  • Foto: André Schiliró

    Full Color

    Mechas finas ou grossas, com até cinco cores, feitas em tom sobre tom para harmonizar as cores. As colorações devem ser aplicadas verticalmente de modo que a raiz fique mais escura que as pontas. Se for usar descolorante, deve-se alternar a volumagem do oxidante. Qualquer mulher pode fazer, desde que observados o seu estilo, tom de pele, corte e as cores que ela se identifica.

  • Foto: GettyImages

    Customizadas

    Trata-se da coloração de mechas mais escuras próximas à raiz que vão clareando em direção às pontas. As nuances são escolhidas de acordo com o tom predominante (base). É feita com papel-alumínio, sem marcar a raiz e permite utilizar tinta e descolorante ao mesmo tempo. Ideal para quem deseja arrasar com fios de estrela.

  • Foto: Roberto Filho e Philippe Lima/AgNews

    Conexão

    Criada para dar efeito tridimensional, usa-se três tons diferentes para esse look. O cabelo é dividido em forma de losango, no topo da cabeça, e as mechas são feitas na diagonal, intercalando as cores escolhidas. Ótima para mulheres com fios mais escuros: é interessante, nesse caso, alternar as mechas com cores de até três tons diferentes da cor da base.

  • Foto: GettyImages

    Color 3D

    Técnica que pode criar profundidade ou luminosidade. São usadas três cores diferentes, que não precisam ser em tom sobre tom. São feitas em diagonal e podem ser aplicadas em toda a cabeça ou em áreas específicas como franja, topo ou nuca. Também e indicada para qualquer estilo, pois não depende da cor da base: basta combinar os tons e o corte.

  • Foto: GettyImages

    Balayage Solar

    Um mix de cores mais claras espalhadas desordenadamente e desmarcadas da raiz são chamadas de balayage solar. São misturados tons quentes e frios, ou seja, mechas douradas até as platinadas em pontos diferentes. A mistura dos fios ao final é que dá um ar solar aos cabelos. Como são indicadas para realçar os fios, as mechas precisam ser bem finas e em tons de mel, dourado, canela e bege-amadeirado. Perfeita para quem deseja destacar o bronzeado da pele.

  • Foto: Roberto Filho/AgNews

    Sunglam

    É a junção de duas técnicas diferentes, o reflexo de papel com o ombré hair. É feita com pelo menos três colorações, que devem combinar entre si, criando um efeito de tom sobre tom. Mistura-se os tons sendo que, em dois deles, é aplicada a coloração e somente em algumas mechas aplica-se o pó descolorante. Para o cabelos castanho pode-se usar mechas acobreadas e para o cabelo castanho-claro usa-se mel e caramelo. Essa mistura de elegância e casualidade descontrai o visual e dá leveza ao rosto. Ideal para mulheres que convivem em atmosferas diferentes e precisam de um visual versátil.

  • Foto: GettyImages

    Surfer Girl

    Dá ao visual um toque totalmente despojado, com dois tons de reflexo, sempre muito claros. Dá ao visual um estilo mais largado, realizado a partir de dois tons de reflexos: o dourado e o platinado ou o loiro acinzentado e o loiro ultraclaro violeta. Na hora de fazer, separa-se os fios em mechas largas e aplica-se o clareador ou descolorante, atentando para não marcar a raiz e deixando o comprimento e as pontas gradativamente mais claros. Finaliza-se com tonalizante desamarelador, acinzentado ou perolado. A mechas surfer girl são indicadas para mulheres jovens e descoladas.

Texto: Larissa Faria e Giovana Sanches
Consultoria: Viviane Costa, hairstylist do Studio de Beleza Sônia Nesi (21 2491-3405). Malu Macedo, hairstylist do Salão New MALU (21 2264-5443). Jomas Lazaro, hairstylist do Fino Capelli. Site www.finocapelli.com.br. Alessandra Moreira, proprietária do salão AM Studio(11 2281-8944 / 11 2977-4082). Site: amstudiobeauty.com.br



** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.