Toda Diva

Beleza

18
10/2010

Xô acne! Como acabar com as espinhas

Postado por Redação todateen

Xô acne! Como acabar com as espinhas

É tiro e queda: é só você ter uma balada no fim de semana que na sexta-feira aparece uma espinha bem no meio da sua testa! E aí não adianta chorar, tem que esperar a bendita ter a boa vontade de sair (acelerando o processo com um pouco de gel secativo, claro).

Para se livrar de vez dessas chatinhas, o dermatologista Fernando Bezerra fez uma listinha com  dicas que vão deixar sua pele lisinha como bumbum de nenê!

1.    Lave o rosto apenas pela manhã, com um sabonete próprio para seu tipo de pele. Lave bem e certifique-se de que a pele ficou bem limpa. Lavar o rosto em excesso aumenta a oleosidade da pele e causa irritações.

2.    Nunca cutuque as espinhas. Elas causam lesões na pele que podem deixar marcas.

3.    Como a acne está relacionada ao excesso de oleosidade, evite alimentos calóricos.

4.    Nunca saia ao sol sem protetor solar. Essa dica vale para todo mundo, mas é especial para quem tem acne porque as espinhas podem se tornar manchas que são muito difíceis de desaparecer. Vale também para quem tem acne nas costas!

5.    Fuja de receitas caseiras. Nem sempre elas dão certo com todos os tipos de pele e podem desencadear uma alergia que vão deixar sua pele ainda pior!

6.    Uma limpeza de pele malfeita pode prejudicar seu rosto para sempre! Por isso, sempre vá a profissionais de sua confiança. O ideal é procurar um dermatologista.

7.    Meninas com pele negra devem ter os mesmos cuidados, aporém este tipo de pele é mais resistente ao aparecimento de infecções. Fique ligada!

Curiosidades:

– Passar pasta de dente no rosto realmente seca espinha, mas não é legal usar por ter substâncias químicas que não são ideais para a pele. Vale a pena investir em géis secativos para as situações de emergência.

– Teoricamente, comer chocolate pode influenciar o aumento da acne, mas somente em grandes quantidades. O ideal é ter uma alimentação balanceada e evitar comidas gordurosas, como doces e frituras.

– Pele com acne não é sinal de pele suja, apesar do aspecto gorduroso que fica na pele. Existem diversos fatores que causam espinhas, como problemas hormonais, que não estão relacionados à sujeira.

Acne não é contagiosa. =)

–  Espremer as espinhas não ajuda a acabar com a acne. Segundo o Dr. Fernando Bezerra, espremer as espinhas só traz cicatrizes que vão durar a vida toda.

– É possível tratar as cicatrizes de acne com tratamentos que estimulam a renovação da epiderme, como peelings, mas esses tratamentos costumam ser bem caros. O ideal é sempre evitar que as marquinhas surjam.


Cuidado:
se você tiver espinhas em grande quantidade, é melhor procurar um dermatologista. Você pode estar com uma alteração hormonal mais grave e precisar de tratamento com remédios. A rede pública de saúde conta com profissionais que atendem à população gratuitamente.

Não deixe a acne povoar sua pele nunca mais!

Texto: Karen Barbarini
Foto: Thinkstock/Getty Images



** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.