Toda Diva

Unhas

12
04/2013

Dicas para deixar de roer as unhas

Postado por Soraia Alves

Quando mostramos aqui os mitos e verdades sobre as unhas fracas, descobrimos que roer as unhas pode danificá-las mais do que muita gente imagina. Então, como muitas meninas têm essa prática, a tt fez um guia com dicas para você deixar de roer as unhas de uma vez por todas.

As dicas foram dadas pela dermatologista Ana Momesso, que está acostumada a atender muitas pessoas que não conseguem para de roer as unhas: “essa prática pode ter várias razões como ansiedade, medo, além de uma tendência a compulsão. Por isso analisamos cada caso desse vício”, explica a médica. Confira as dicas, e deixe esse mau hábito de lado para sempre!

parar de roer as unhas

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Esmaltes com sabor amargo ajudam muito quando você decide parar de roer unhas. Começar a usar unhas postiças ou de porcelana também, afinal você não vai conseguir mordê-las.

Adesivos: colar adesivos sobre as unhas ajuda muito a abandonar a prática de mordê-las. Além de ficar mais difícil, a sensação não é a mesma. Escolha adesivos bem bonitos e divertidos, que combinem com o seu estilo.

Ir à manicure toda semana também pode ser uma boa alternativa. “Já que a garota paga para fazer as unhas toda semana, começa a ter mais cuidado com as unhas e pena de estragá-las”, revela a dermatologista.

Receitinhas caseira como passar pimenta na ponta dos dedos podem funcionar inicialmente, mas não são uma garantia que você nunca mais vai roer as unhas: “o problema desses métodos caseiros é que eles não são mantidos por muito tempo”, lembra Ana.

Fortaleça a unhas consumindo alimentos ricos em zinco. Ele é encontrado em carnes vermelhas, cereais integrais e frutos do mar. Com as unhas mais resistentes, fica mais difícil você conseguir roer.

Encontre outro foco para aliviar a ansiedade e o estresse. A prática de esportes é uma ótima opção. Conversar com as amigas, ouvir música, ver tevê… vale encontrar qualquer atividade para “escapar” quando bater a vontade de roer as unhas.

– Se a sua compulsão é muita, a ponto de você não conseguir nem tentar deixar de roer as unhas, ou roí até se machucar, é necessário procurar a ajuda de psicólogo ou psiquiatra. Após uma avaliação desses profissionais, eles poderão até mesmo indicar um tratamento feito com medicamentos que vão ajudá-la a deixar esse hábito de lado.

Tags: , ,

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.