Saiba como evitar o aparecimento das espinhas

Ninguém merece ter que lidar com espinhas aparecendo nos piores momentos das nossas vidas, né?

como evitar espinhas
Foto: iStock

Quem tem acne, seja lá qual for o nível, precisa tratar direitinho da pele. Nos casos mais graves, medicamentos orais são receitados, porém, uma das formas mais fáceis de cuidar do rosto é evitar espinhas com alimentação saudável, limpeza e cuidados com a pele.

Resultado de imagem para gif kardashians skin

Total proteção! Aja antes de as espinhas chegarem

Evitar o uso de cosméticos oleosos e muita maquiagem é primordial se você quer evitar espinhas. Além disso, se você já tem a pele oleosa e quer cortar franjinha, pense duas vezes. A franja aumenta a oleosidade na região da testa. Passar muito a mão no rosto também contribui para o aumento da oleosidade, além de levar bactérias. Por isso, que tal rever alguns hábitos?

Rosto bem lavado?

“As espinhas surgem com o aumento da secreção de sebo produzida pelas glândulas sebáceas, onde se desenvolve a bactéria causadora da acne”, explica a dermatologista Maria Kotzias. Em outras palavras, a produção de gordura nas glândulas da pele aumenta, e isso entope os poros. Portanto, é importante lavar a pele para controlar a oleosidade e não deixar os poros bloqueados. Fazer esfoliação e usar sabonetes antiacne também ajuda a evitar espinhas!

Resultado de imagem para gif kardashians skin

TPM, sua chata!

Nesse período, é normal ficar mais emotiva, brava ou irritada. E, como se não bastasse isso, o surgimento de espinhas tende a aumentar em algumas meninas durante a TPM. Os hormônios são os culpados pela existência da acne e, em alguns casos, a ingestão de doces também pode agravar a situação. O que fazer? Beba muita água e evite alimentos gordurosos principalmente durante esta época.

Redobrar os cuidados com a pele durante esta época do mês também é uma saída para evitar espinhas que surgem durante a TPM. Se elas são muitas, a melhor opção é ir a um dermatologista, assim ele pode descobrir se a causa é mesmo hormonal e indicar o medicamento adequado.

Ligadona na alimentação

Você já parou pra pensar que o que você come também influencia muito? “Carboidratos são os grandes vilões: farinha de trigo refinada, açúcar e derivados de leite são os principais alimentos causadores da acne”, alerta Maria. Então, não exagere para evitar espinhas. Sua pele vai agradecer!

Resultado de imagem para gif kardashians

Cuidado com o chocolate! Ele tem a combinação de leite e açúcar, que são carboidratos e favorecem as espinhas. De acordo com a dermatologista, o problema é essa combinação, já que apenas o cacau não faz mal.

Não esprema as espinhas

Por incrível que pareça, espremer espinhas pode trazer mais espinhas (OMG!). Isso acontece porque, ao espremer, você pode causar a contaminação do local por bactérias e infeccionar ainda mais, favorecendo o aparecimento de novos pontos de pus. Em vez de espremer, você pode usar uma pomada secativa. Daí, é só ter um pouquinho de paciência que elas vão sumir!

Cuidado com o estresse e a ansiedade!

Você sabia que o estresse e a ansiedade pioram a acne? Pode reparar que espinhas costumam aparecer quando estamos perto de realizar provas, por exemplo, ou ter um encontro com aquele boy que você curte muito. Quando sentir que vão pintar momentos de preocupação, estresse ou ansiedade, dobre os cuidados com a pele.

Resultado de imagem para gif kardashians calm

O protetor solar é o melhor amigo

Nunca saia ao sol sem protetor solar. Essa dica vale para todo mundo, mas é especial para quem tem acne porque as espinhas podem se tornar manchas que são muito difíceis de desaparecer. Vale também para quem tem acne nas costas, hein?

Procure um especialista

Se você já toma todos os cuidados necessários para evitar espinhas e mesmo assim elas continuam aparecendo, é hora de procurar um dermatologista. Você pode estar com problemas hormonais ou ter uma predisposição genética que exigirá um tratamento mais específico.

Aproveite para conferir um passo a passo de cuidados com a pele que podem ajudar a evitar espinhas:


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *