Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Água de arroz faz o cabelo crescer? A gente te conta!

Crédito: Shutterstock

Mais uma receita caseira que ficou bem famosa nesses últimos tempos é a água de arroz. O que estão falando por aí é que além de hidratar os fios, a água ajuda a acelerar o crescimento do cabelo. Será que é verdade?

Como bem sabemos, vários combinações que viralizam na internet não tem muita comprovação científica, então é bom ficar esperta para não acabar se prejudicando. Em conversa com a TodaTeen, a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, tirou todas as dúvidas sobre a receita. 

E já para começar, ela esclarece que não existe comprovação nenhuma para o crescimento dos cabelos com a água de arroz. “Precisamos ter cuidado com tudo que vemos ou ouvimos. Apesar de existirem muitos depoimentos confirmando os bons resultados de passar água de arroz no cabelo, é necessário prudência”, alerta.

Então a água não tem nenhum efeito no cabelo?

Calma! Embora não faça o cabelo crescer, a água de arroz tem algumas propriedades que podem ajudar os fios. A Dra. Luciana explica que a receita pode até ser novidade para muita gente, mas é uma prática milenar em países como China e Japão, usada há tempos pelas mulheres asiáticas. 

O arroz possui aminoácidos, vitaminas e o inositol que, presentes na água, podem proporcionar muito brilho e saúde aos fios. Já a água fermentada no arroz é rica em vitamina, minerais, aminoácidos e antioxidantes, como ácido felúrico e orizanol, entre outras propriedades nutritivas.

“Os aminoácidos ajudam a hidratar a cutícula, que é um tecido superficial do fio de cabelo, e são capazes de reparar os fios danificados e fortalecê-los. O ácido felúrico é usado contra o envelhecimento precoce tanto da pele e quanto das fibras capilares. A combinação do ácido felúrico com o orizanol que a água de arroz é tão eficaz que são os responsáveis pela melhora e pelo brilho, maciez e do cabelo”, esclarece.

Outra finalidade é que a mistura ajuda a desembaraçar os fios, então essa água pode ser utilizada como um pré-poo na sua rotina de cuidados.

Há contraindicações?

A Dra. é bem específica e esclarece: não existem contraindicações, mas essa é uma receita caseira que não tem nenhuma comprovação científica. 

Além disso, também alerta sobre NUNCA dormir com a água de arroz no cabelo, já que dormir com os fios molhados não é indicado. E apesar dos boatos, a água de arroz não deve ser usada como tratamento para problemas capilares. Para isso, você deve procurar um médico especializado.

Passo a passo de como usar a água de arroz no cabelo do jeito certo

  1. Coloque o arroz cru em um recipiente de vidro fechado com água filtrada.
  2. Deixe a água com arroz descansar por 30 minutos. A intenção é usar a água de arroz fermentada.
  3. Depois, escorra a água do arroz em outro recipiente. Coloque-a em um spray borrifador. 
  4. Lave o cabelo com o seu shampoo de costume.
  5. Depois de enxaguar o shampoo, borrife a água de arroz no cabelo e couro cabeludo.
  6. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos para ativar a circulação da área e otimizar a absorção da água de arroz.
  7. Deixe agir por 20 minutos.
  8. Finalize usando uma máscara de hidratação ou o condicionador.
  9. Enxágue.

Fica a dica: por não possuir conservantes, a água de arroz pode ser guardada na geladeira em recipiente de vidro por até 4 dias. Depois disso, é melhor jogar fora e não utilizar novamente.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!