Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

AIDS: tudo o que você precisa saber sobre a transmissão do vírus

Crédito: Shutterstock

Nas últimas semanas, a AIDS, doença causada pelo vírus HIV, foi um dos assuntos mais comentados na web. Isso se deu diante de uma fake news propagada pelo presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, ele afirmou que tomar a vacina contra a Covid-19 aumenta o risco de infecção pelo vírus da AIDS.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já afirmou que a informação não é verdadeira e que nenhum imunizante amplia a “propensão de ter outras doenças”. Não vai cair em mentirinha, viu?

Depois de tudo que rolou, divulgar informações corretas, principalmente entre os mais jovens, se reafirmou como algo essencial. Em entrevista para a todateen, a ginecologista Fatima Oladejo tirou algumas dúvidas comuns em relação a AIDS e esclareceu mitos sobre a doença. Confira!

1 – Pode explicar para nossas leitoras o que é a AIDS?

A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é o nome usado para descrever uma série de infecções e doenças potencialmente fatais que acontecem quando o sistema imunológico é gravemente danificado pelo vírus HIV. Embora a AIDS não possa ser transmitida de uma pessoa para outra, o vírus HIV pode.

2 – Quais são as causas?

A AIDS é causada pelo vírus HIV, e somente por ele.

3 – Quais são os sintomas e como diagnosticar?

A maioria das pessoas apresenta uma doença semelhante à gripe de 2 a 6 semanas após a infecção pelo HIV, que dura uma ou 2 semanas. Depois que esses sintomas desaparecem, o HIV pode não causar nenhum sintoma por muitos anos, embora o vírus continue a danificar o sistema imunológico.

A única maneira de saber se você tem HIV é fazendo um teste de HIV. Isso envolve testar uma amostra de seu sangue ou saliva para detectar sinais de infecção. Os testes de HIV positivos e negativos podem precisar ser repetidos 3 meses após a exposição potencial à infecção por HIV (isso é conhecido como período de janela de imunidade).

4 – Como é transmitido?

O HIV pode ser transmitido pela troca de uma variedade de fluidos corporais de pessoas infectadas, como sangue, leite materno, sêmen e secreções vaginais. O HIV também pode ser transmitido de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Os indivíduos não podem ser infectados por meio do contato cotidiano comum, como beijos, abraços, apertos de mão ou compartilhamento de objetos pessoais, comida ou água.

É importante dizer que as pessoas com HIV que estão sendo tratadas e tem carga viral indetectável não transmitem o HIV a seus parceiros sexuais. O acesso precoce ao tratamento é essencial não apenas para melhorar a saúde das pessoas com HIV, mas também para prevenir a transmissão do vírus.

5 – Há algumas suposições de que AIDS é transmitida por beijo na boca, suor, doação de sangue, entre outros. Isso é verdade?

O HIV NÃO se transmite por meio de: contato pele a pele, abraçar, apertar as, mãos ou beijar, ar ou água, compartilhar alimentos ou bebidas, incluindo bebedouros, saliva, lágrimas ou suor (a menos que estejam misturados com o sangue de uma pessoa com HIV), compartilhar um banheiro, toalhas ou roupa de cama, mosquitos ou outros insetos.

6 – Como se prevenir?

  • Faça o teste de HIV. É importante que você conheça seu status e o de seu parceiro.
  • Faça o teste de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), porque ter uma DST aumenta o risco de contrair o HIV.
  • Use preservativos de maneira correta e todas às vezes sua fizer sexo, vaginal ou anal. É importante ter em mente que os fluidos pré-seminais (que saem antes da ejaculação masculina) podem conter HIV.
  • Se você já tiver o vírus, tome seus medicamentos corretamente, isso diminui o risco de transmissão do vírus ao seu parceiro.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.