Menina sentada no chão com cara de anisosa
Foto: iStock/Getty Images

Ansiedade: dá pra se livrar dela?

Com um esforcinho, você dá um basta nessa sensação bad!

Se sem perceber você arranca o esmalte da unha com os dentes antes de uma prova tensa, saiba que não é a única no mundo. Ter uns momentos de ansiedade faz parte, o chato é quando esse estresse não passa nunca e nem todo chá de camomila do planeta acalma você. Vem com a gente que tem ajuda, sim!

Quem nunca ficou como o Bob? – Giphy

Por que a ansiedade aparece?

Como você já deve ter percebido, a vida não tem um roteiro fechado e fácil de adivinhar o final como uma comédia romântica. Por isso, quando as situações nos causam incerteza, eis que chega a ansiedade pra deixar você inquieta e cheia de medo de que se dê mal na prova ou de que seu crush não puxe assunto no WhatsApp.

Tente!

Pra não entrar em pânico, faça a sua parte pra ter a consciência tranquila. Por exemplo, estude antes da prova (nada de deixar para o último minuto). No caso dos garotos, seja você mesma (simpática, legal, divertida) e deixe que as coisas aconteçam. Saber que você fez o que podia já dá um chega-pra-lá na ansiedade. E nada de sofrer por antecipação, mesmo porque isso não resolve nada e você economiza sofrimento.

Também vale…

Ter bons amigos com quem possa se abrir (e lhe mostrar o lado bom das situações!) e fazer exercícios aeróbicos porque, logo em seguida, você relaxa super.

Ah, o poder de um abraço! – Giphy

Os problemas gerados pela ansiedade

Ficar ansiosa por longos períodos só causa problemas para o seu corpo, que sente toda essa tensão. Gastrite, diarréia e alergia são só alguns deles. Como se não bastasse, “a tensão exagerada consome muitos nutrientes do organismo e, se você tiver uma alimentação desequilibrada, pode ter queda de cabelo, espinhas e até alterações na menstruação”, explica a psicóloga Olga Inês Tessari. Viu só como é bom dar logo um basta na ansiedade?!

Consultoria: Olga Inês Tessari, psicóloga e psicoterapeuta

LEIA TAMBÉM

Próxima notícia