Body Positive: inspirações que vão ajudar você a se amar mais

Você é linda, forte e suficiente! Vem se amar mais com a gente <3

body positive
Você é suficiente, miga! Fotomontagem: Isadora Andrade

Há um tempinho, pessoas incríveis têm se juntado em um movimento chamado Body Positive. Ele fala sobre aceitação, amor próprio e busca respeito a todos os tipos de corpos – independente da cor, tamanho e formato. Mesmo existindo desde a década de 90, o movimento Body Positive está ganhando mais espaço nos últimos anos.

Se engana quem pensa que trata-se apenas de aceitar um corpo que foge dos padrões. O Body Positive discute, inclusive, sobre como diferentes pessoas ocupam espaços e se estes locais estão prontos para receber todo mundo. Sabe quando uma pessoa gorda não cabe em um brinquedo no parque? Então!

via GIPHY

A ideia desse movimento é que todos possam se sentir representados, confortáveis e aceitos em todos os lugares. Assim como o nome em inglês diz, “positividade corporal” resume um montão de conceitos do movimento. Afinal, veremos defeitos em nosso corpo, mas devemos apreciar as qualidades, também.

via GIPHY

Elas estão falando por aqui

O Body Positive está ganhando espaço aqui no Brasil, miga! Temos mulheres incríveis para nos inspirar, isso é fato. A Gabi Oliveira (do canal DePretas) fez uma tour pelo rosto dela que ajudou meninas negras a compreenderem detalhes únicos. Nessa mesma vibe, a Ellora Haonne fez uma tour pelo seu corpo (com mais de 3 milhões de views!) – mostrando que as fotos no Instagram estão bem longe da realidade.

via GIPHY

Já a diva Alexandra Gurgel, do canal Alexandrismos, levanta a bandeira do Body Positive e explica tudo sobre o movimento. Em seu canal, ela faz maratonas sobre o assunto e chama uma galera superlegal para debater sobre padrões de beleza e amor-próprio.

Alexandra é uma mulher gorda, que sofreu preconceito por ser quem é desde muito jovem. Mas compreendeu que a sociedade foi construída em cima de padrões e papeis de gênero. O que isso significa, miga? Que determinarão como devemos nos comportar, nos vestir e como nosso corpo deve ser. E que tudo isso é definido de acordo com quem constrói padrões – ou seja, a sociedade patriarcal.

body positive frase

Alexandra Gurgel em entrevista para todateen (Fotomontagem: Isadora Andrade) Reprodução/Instagram

“Criei o meu canal para encontrar pessoas semelhantes e discutir esses assuntos. Quando comecei a falar sobre gordofobia e entender melhor, quis combater tudo isso e, assim, passei a me aceitar melhor”, conta Alexandra Gurgel.

Agora que você já sabe mais sobre o movimento Body Positive, que tal criar uma rede de apoio através de meninas e mulheres inspiradoras? Temos 13 inspirações incríveis para você!

Body Positive em séries, filmes, livros e perfis para se inspirar!

Os comentários estão desativados.

Próxima notícia