Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Cabelo perfeito

Cabelos sem brilho, ressecados e quebradiços são sinal de que as madeixas necessitam de uma boa hidratação. As de salão, que são ótimas e nem sempre custam caro, dão resultados surpreendentes. Mas também dá para fazer hidratação caseira no cabelo e usar alguns truques no dia a dia que prolongam a saúde do cabelo. Ou seja, não tem desculpa pra não ficar maravilhosa!

 
“Meu cabelo é legal. Tenho que fazer?”

Se você pensou na frase acima, saiba que é uma das poucas que estão satisfeitas com a cabeleira. Mas, mesmo quem tem um cabelo digno de comercial de xampu, precisa investir na hidratação: “Nem sempre um cabelo vistoso é sinônimo de saúde. Às vezes, os cabelos estão brilhando devido a colorações, mas precisam de nutrição”, diz Cintra, hairstylist do salão De La Lastra Morumbi (SP). 

Ele conta ainda que o ideal é que a pessoa passe por uma análise do cabelo, pra detectar qual é a sua necessidade específica. Mas uma coisa é certa e se aplica pra todo mundo: os fios são um espelho do seu organismo e podem revelar que algo vai mal na sua alimentação, por exemplo.

 
É preciso dar um tempo entre uma hidratação e outra?

O aconselhado é hidratar os fios do cabelo a cada 15 dias, mas ultrapassar essa quantidade, fazendo semanalmente, não há problema algum. Uma boa dica é intercalar uma hidratação de nutrição com outra de reconstrução, à base de queratina.

 
Em quais casos tem que redobrar a quantidade de hidratações no meu cabelo?

Sempre que os cabelos tiverem alguma química, como tintas ou produtos de alisamento.

 
Que tipo natural de cabelo necessita ser mais hidratado?

Os lisos não necessitam tanto de hidratação. Já os cabelos crespos e ondulados costumam ser mais secos e pedem mais hidratação. É que a oleosidade do couro cabeludo tem mais dificuldade de levar os nutrientes até as pontas.

 

Os 4 mandamentos da hidratação

1º Espalharás bem o creme por todo o cabelo

Massagear o couro cabeludo, por exemplo, serve para ativar a circulação e a oleosidade natural. “A aplicação nos fios que inicia no sentido da raiz para pontas é um processo para melhorar a absorção do produto”, explica Cintra.

 2º Farás do banho o teu aliado

Manter os cabelos macios depende muito de como você lava a cabeça. Use o xampu e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo, não exagere na temperatura da água e, de vez em quando, deixe o secador de lado. Dá também pra hidratar durante o banho, usando uma touca de alumínio por 5 minutos. 


3º Usarás a quantidade certa de creme


Respeite a quantidade e tempo corretos das instruções de uso. Aplique sempre em quantidade moderada o creme (o equivalente à circunferência de uma moeda de 1 real) e espalhe nas mãos antes de aplicar nos fios. Deixe agir durante o tempo indicado e, pra espalhar bem, use um pente pra ajudar.

 4º Enxaguarás bastante seus cabelos

Deixar um restinho de creme ou de condicionador é péssimo e, ao invés de prolongar a hidratação, só deixa os cabelos oleosos. Por isso, se você tem cabelos cacheados e quer que eles fiquem “comportadinhos”, aposte no leave-in, que também protege contra poluição.

Você cuida bem do seu cabelo? 

Foto: Flavio Pinto/colaborador
Foto: AGB Photo Library
Texto: Liliane de Lucena

Consultoria: Cintra, hairstylist do salão De La Lastra Morumbi; Bruno Di Maglio, hairstylist do Di Maglio Hair Tech; Marcos Stern, fitoterapeuta e Alex Botsaris, clínico geral, especialista em plantas medicinais, autor do livro Doce Vôo da Juventude, Editora Objetiva

184 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.