Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Como mandar a preguiça pra bem longe?

Dicas de como manter a preguiça longe do seu dia a dia

Vamos fazer um teste rápido: você costuma fazer as coisas reclamando? Deixa as obrigações para a última hora? Não tem vontade de conversar além do celular? Bom, se a sua resposta for sim para pelo menos alguma dessas perguntas, é melhor rever um pouco mais essa preguiça e deixar o seu dia a dia mais ativo.

gato preguiça

Preguiça não é normal

Sim, a adolescência é uma fase total conturbada e você tem que lidar com muitas novidades, expectativas e vontades. Até certo ponto é ok sentir um pouco de preguiça de fazer algumas tarefas, como o dever de casa ou ter que passar horas conversando com alguma visita. Mas a partir do momento que isso se torna algo comum e começa a atrapalhar sua vida, a rotina, a escola e até o convívio com outras pessoas, é preciso repensar um pouco as atitudes.

mexendo celular

Tecnologia vilã?

Ela pode parecer inofensiva, mas nem sempre é assim. Claro que as redes sociais, o WhatsApp, tudo chama mais atenção do que qualquer coisa que você considera chata de fazer. Mas é preciso ficar atenta se não está gastando tempo demais na frente da tela – e de menos convivendo com as pessoas ao seu redor. “É preciso entender que ela é um recurso que podemos utilizar a favor da convivência social, mas jamais deve substituir um encontro pessoal”, adverte Vânia Resende, psicopedagoga. Então, se você é dessas que não larga o celular nem por um minutinho, comece a mudar seus hábitos aos poucos: deixe de lado durante os estudos, refeições ou quando estiver conversando com seus pais. Essa é uma forma de se desligar o mundo on-line.

pinguim correndo

Menos preguiça, mais ação

Algumas atitudes ajudam, sim, a dar um ânimo no seu dia:

* Coloque metas para realizar as suas tarefas, dá até para se desafiar em algumas delas!

* Não deixe tudo para a última hora, quanto mais rápido começar, mais rápido você termina, né?

* Procure alguma atividade com a qual se identifica: dança, yoga, canto, corrida… Existem muitas opções por aí.

* Escolha um momento off para o seu dia. Fique sem o celular, tablet ou televisão por uns minutos, você verá como faz a diferença.

* Não espere alguém pedir a sua ajuda. Seja proativa e tente não reclamar, ok?

cheryl chocada

Papo sério

É comum, em alguns casos, confundir essa preguiça com problemas reais, como a depressão. Nesse caso, é importante sempre que precisar, contar com a ajuda de pessoas próximas. “A parceria família + escola é importante. Muitas vezes é lá que a adolescente deixa extravasar todos os problemas”, explica a profissional. Se a sua falta de vontade chegar até mesmo a incomodá-la, abra o jogo e não tenha vergonha de contar as suas necessidades e de até ir atrás de um help de especialistas neste assunto.

Consultoria: Vânia Resende, psicopedagoga

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.