Cuidados com o cabelo antes, durante e após a chapinha!

Cuidados com o cabelo antes, durante e após a chapinha!

Quem nunca se rendeu à chapinha que atire a primeira pedra! De vez em quando é legal mudar o visu e o aparelho torna-se um grande aliado. Mas é preciso ter muito cuidado com o seu uso porque quando utilizada indevidamente, a chapinha danifica (e muito) os fios!

Pré-tratamento

O preparo para um cabelo forte e bonito começa na hora do banho. Escolha um xampu e um condicionador para cabelos danificados ou com poder de reparação. Depois de lavado, retire bem a umidade dos fios e use um creme sem enxágue leave-in ou termoativado, passando no sentindo da raiz às pontas.

Termoativado
Os produtos termoativados protegem o cabelo contra o calor do secador e da chapinha e impedem a entrada de água, prolongando o efeito “liso”. Existem vários tipos de produtos no mercado: creme, gel, líquido e siliconado.

 
 
Durante
Depois de passar o produto termoativado, seque bem o cabelo e se possível, faça uma escova. Isso vai facilitar o uso da chapinha, além de garantir um melhor resultado.

Dicas
Para começar, divida o cabelo em várias mechas.
Passe a chapinha sempre da raiz às pontas, com as mãos em direção ao alto. Quando estiver na metade da mecha, abaixe a mão.
Nunca pare o alisamento na metade da mecha para não ressecar os fios.
Na franja, passe a chapinha na direção da raiz até o nariz.

Se a sua chapinha não tem controle de temperatura, tire da tomada de vez em quando para não esquentar muito e danificar os fios.

 

Pós-tratamento

Com o cabelo liso, é hora de finalizar o trabalho com a aplicação de um reparador de pontas ou silicone. Isso vai manter os poros dos fios fechados e evitar as pontas duplas. 

 
Atenção: para manter um cabelo saudável, não utilize a chapinha todos os dias, pois ela danifica e ressaca os fios. Use no máximo 3 vezes por semana e não esqueça de hidratar

Hidratação

Quem utiliza qualquer tipo de química no cabelo, seja a tintura, luzes, escova definitiva, progressia ou chapinha, deve obrigatoriamente recorrer à hidratação, pelo menos uma vez por mês. É fácil e você pode fazer na sua casa!

Hidratação caseira

Você deve hidratar os cabelos uma vez por semana após o banho. Lave normalmente com xampu e condicionador. Com os fios umidos, aplique um creme de hidratação e envolva o cabelo com papel alumínio ou touca térmica. Deixe agir por 20 minutos no alumínio ou 5 na touca.
Depois é só enxaguar.
Se seus cabelos estão muito danificados, vale a pena fazer uma hidratação profunda no salão uma vez por mês. 

Depois desses passos, você vai arrasar com os cabelos lindos e sedosos!

Texto: Letícia Greco
Foto: Thinkstock/Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *