menina olha para uma lâmina de depilação
Imagem: Shutterstock

Será que depilação é necessária? Dermatologista explica!

Uma dermatologista tira suas dúvidas sobre o tema polêmico!

Depois da repercussão do caso da blogueira fitness que passou um ano sem se depilar, muito tem se falado sobre depilação: é necessária? Para tirar essa dúvida, a tt conversou com uma dermatologista que esclareceu tudinho para a gente!

menina olha para uma lâmina de depilação

Imagem: Shutterstock

Ao contrário dos meninos, nós mulheres passamos a nos depilar desde o início da adolescência. É algo natural, afinal, a maioria das mulheres que conhecemos se depilam, então passamos a fazer o mesmo sem nos questionar o porquê. No entanto, será que a depilação tem alguma função importante para o nosso corpo? Confere aí o que explicou a dermatologista Dra. Michele Haikal:

TT: Normalmente, as pessoas associam depilação à higiene pessoal. Essa associação é correta? O excesso de pelos no corpo humano pode dificultar a manutenção da higiene?

Michele: Tendo uma boa higiene pessoal não dificulta a limpeza não. Acontece que algumas pessoas têm tendência a produzir muita secreção pelas glândulas sebáceas, e aí acabam fazendo foliculites com acúmulo de bactérias. Neste caso a depilação será higiênica porque melhorará a colonização por bactérias, mas só para quem tem foliculite.

TT: Os pelos possuem alguma função no corpo humano? Se sim, a depilação pode causar danos por evitar que essa função seja cumprida?

Michele: Sim, claro. Eles atuam protegendo a pele. Principalmente peles mais sensíveis. Mas o nosso corpo em geral não tem mais que se defender de meio de mato e gravetos, como na época das cavernas. Então hoje pode-se fazer depilação sem problemas.

TT: Alguns métodos depilatórios agridem a pele, como o uso de lâminas, por exemplo. Há algum método mais seguro e eficiente que não cause danos?

Michele: Pomadas depilatórias e depilação a laser.

TT: Existe uma idade segura em que mulheres podem passar a se depilar? Qual?

Michele: Pode-se depilar assim que os pelos aparecem, já na adolescência, sem problemas.

Precisa ou não depilar, afinal de contas?

A depilação é apenas uma questão estética e portanto pode ou não ser feita. Se você se sente melhor depilada, tudo bem! Se não gosta, tudo bem também! O que não vale é fazer algo que você não curte só para ser aceita pelos outros, ou julgar a miga que decide não se depilar, né? #ficafica

LEIA TAMBÉM

Próxima notícia