Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março
Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março

Quando as pessoas se questionam sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, a história sobre as tecelãs mortas pelo chefe em uma fábrica de Nova York é o enredo mais popular para justificar a data. Entretanto, saiba que esse não é o ocorrido que originou o dia de luta das mulheres, já que isso nunca aconteceu!

Muitas pessoas contam que no dia 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio criminoso, dentro de uma fábrica têxtil nova-iorquina. O proprietário da indústria teria incendiado o local após a união das funcionárias em greves por melhores condições de trabalho.

Mulheres incríveis e suas frases marcantes para se inspirar
Mulheres na política: por que há pouca representatividade feminina?
10 garotas empoderadas para agitar sua timeline

Acontece que essa história não é real! O que de fato aconteceu foi que em 25 de março em 1911, um incêndio causado pelas más instalações de uma fábrica de camisas matou mais de 125 funcionárias. O tecido serviu de combustível para o acidente, e nenhuma mulher teve chance de se salvar – a empresa trancava as portas do estabelecimento durante o expediente para evitar motins e greves.

Mas então o que aconteceu no dia 8 de março? Uma grande movimentação feminina na Rússia! Em 1917, o país estava passando por um ciclo revolucionário em prol de derrubar a monarquia czarista. No dia 8 de março do mesmo ano, um grupo de 90 mil operárias saiu às ruas protestando para pedir melhores condições de trabalho e vida, bem como chamar a atenção para os altos índices de fome e questionamento da participação do país na Primeira Guerra Mundial. O movimento marcou a história do país e é considerado por muitos historiadores como o pontapé inicial para a Revolução Bolchevique.

A revolução das operárias foi o responsável pela definição da data 8 de março, instituída oficialmente como o Dia Internacional Das Mulheres em 1975 pela ONU. Desde então todo o mundo celebra esse dia de luta para as mulheres refletindo sobre a desigualdade entre os gêneros que ainda predomina em todo o globo.

As mulheres podem ter conquistado o direito de votar, concorrer na política e igualdade legal diante do homem. Entretanto, o salário de uma mulher ainda representa cerca de 79,5% do salário de um homem igualmente capacitado, de acordo com a pesquisa Pnad Contínua realizada em 2018 pelo IBGE. Quando se tratam das mulheres negras, as estatísticas são ainda piores: o salário recebido por uma mulher dessa parcela da população é de aproximadamente metade do valor ganho por um homem branco.

O machismo torna o mundo um um local desrespeitoso e violento para as mulheres. Enquanto a taxa de homicídios diminuiu em 2019, a de feminicídio permanece crescente, 76% maior. E não se trata apenas da violência nas ruas: oito em cada dez casos de feminicídio deste ano ocorreram dentro de casa, enquanto 26 dos 37 casos tinham autoria conhecida, como maridos e ex-namorados.

Neste 8 de março, as mulheres celebram a conquista de direitos que antes não eram nem imagináveis. Entretanto, o caminho para a igualdade entre os gêneros ainda tem um percurso muito longo a ser percorrido.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.