Doenças transmissíveis pelo beijo: saiba quais são e como se proteger!

Beijar esconde alguns riscos. Saiba quais são eles!

Doenças transmissíveis pelo beijo
Foto: Reprodução

Beijar é bom e todo mundo gosta, mas também esconde alguns riscos. Segundo a infectologista Raquel Muarrek, durante o beijo são trocadas cerca de 250 bactérias que podem causar diversas doenças, desde uma simples gripe até mononucleose e sífilis. Eita! Bora entender melhor sobre as doenças transmissíveis pelo beijo?

O hábito de beijar muitas pessoas diferentes pode aumentar em até quatro vezes a probabilidade de contrair vírus e bactérias. Através do beijo podem ser transmitidas algumas DSTs e até meningite! Um perigo, né? Por isso, se você quer evitar doenças transmissíveis pelo beijo, é melhor evitar beijar pessoas em ambientes onde há muita pegação, afinal, as chances de contagio aumentam bastante nesses casos.

Resultado de imagem para gif menina nojo

Além disso, manter uma boa higiene bucal e visitar um dentista regularmente pode ajudar a se prevenir, afinal, até mesmo a bactéria causadora da cárie pode ser adquirida dessa maneira. Raquel avisa, porém, que não é só por meio do beijo que isso pode acontecer: “existem muitas outras [doenças] que podem ser transmitidas pela saliva, e neste caso falar, tossir ou espirrar a menos de um metro do indivíduo já pode ser perigoso”.

Mesmo que essas doenças não sejam transmissíveis só por meio do beijo, é sempre bom ter cuidado na hora de cair nos braços de um gatinho que você não conhece bem, né?

Quais são as doenças transmissíveis pelo beijo?

Gengivite, faringite e amidalite são os problemas mais comuns que podem ser contraídos por meio do beijo na boca por conta da troca de bactérias. Mas nada de desespero! Esses problemas não são frequentes e, se você está saudável,  com a imunidade alta, o organismo consegue se defender de todas essas doenças. Por isso, nada de descuidar da alimentação, ok?

Mononucleose: a doença do beijo

Uma das principais doenças transmissíveis pelo beijo é a mononucleose (tanto que ela ganhou o apelido de “doença do beijo”). Ela é transmitida principalmente pela saliva e é causada pelo vírus Epstein-Barr. Frequentemente, essa doença é confundida com a gripe por apresentar os mesmos sintomas: dor de garganta, febre, mal-estar, fadiga, dor de cabeça, calafrios e aumento dos gânglios.

Resultado de imagem para gif menina nojo

Mas fique tranquila: a doença do beijo vai embora dentro de duas a quatro semanas e nem é preciso remédios: o próprio organismo dá conta de se livrar dela. Ainda bem!

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Acredite: sífilis e gonorreia podem ser transmitidas pela boca (OMG!). Os riscos são pequenos, mas se houver alguma ferida com sangramento bucal, até o vírus HIV e HPV podem ser contraídos! Nesse caso, doenças virais como a herpes, por exemplo, também podem ser transmitidas.

Resultado de imagem para gif menina susto

A dermatologista Valéria Marcondes explica que isso acontece porque a mucosa oral pode reter agentes transmissores de doenças. Então, se você ou o boy estiverem com algum machucado na boca, vale a pena esperar até a total cicatrização para voltar a beijar.

Herpes labial

Assim como vírus que causa a Mononucleose, o vírus da Herpes não sai mais do organismo a partir do momento em que é contraído. E o pior: mesmo que a pessoa não tenha indícios da doença, como algum machucado na boca, ela pode ser portadora do vírus.

A Herpes também só aparece quando a resistência do organismo está muito baixa. A manifestação começa com uma coceira na boca seguida de bolhas. Se você beija alguém com a doença, principalmente quando manifestada, há um grande risco de contaminação. O que existem são pomadas que tratam os sintomas, mas não eliminam o vírus.

Cárie

A cárie é uma doença dentária causada por bactérias, que provocam a descalcificação do dente, ou seja, deixam os dentes escuros e cheios de pequenos buracos.  Quem já teve cárie, sabe que o tratamento é simples, mas um pouco doloroso por causa do temido motorzinho do dentista! Ninguém merece, né?

Resultado de imagem para gif menina duvida

Aposto que você não sabia que essa era uma das doenças transmissíveis pelo beijo, né?

Mas evitar a doença é fácil: basta caprichar na escovação e não se esquecer do fio dental. Vale a pena também usar um anti-séptico para completar a higienização bucal.  Vale lembrar que a cárie é uma doença infecciosa e pode ser, sim, transmitida pelo beijo de língua. Por isso é sempre bom dar uma olhadinha nos dentes do gato!

 


Texto: Giovana Sanches e Giovanna Castro / Edição: Giovanna Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *