Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Enem 2021: dicas de como se preparar para a reta final

Crédito: Shutterstock

A ansiedade pra prova fica grande, né? Já contamos algumas dicas para controlar o nervosismo na hora da prova e agora vamos te preparar para a reta final do Enem 2021, que acontece no dia 28 de novembro.

No último domingo (21), rolou o primeiro dia da prova do Enem, que trouxe os cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a redação. Inclusive, o tema aguardado tema desse ano foi: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

O próximo domingo (28) vai trazer os cadernos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Mesmo com metade do caminho andado, a gente sabe que a preocupação continua batendo forte para o segundo dia da prova.

Para dar uma aliviada e te ajudar a dar uma força no seu desempenho durante a prova, o influencer de educação Matheus Tomoto passou algumas dicas de ouro. Bora arrasar na prova?

Revise o conteúdo com cuidado

Faltando menos de uma semana para o segundo dia de provas do Exame, Matheus reforça que o que já foi estudado já está fixado na cabeça. O ideal neste momento é revisar alguns pontos específicos, principalmente aqueles que você não tem tanta afinidade.

“Agora é o momento de revisar, não é bacana ficar estudando até tarde ou tentar aprender algo novo. Foca no que já tem nas mãos e trabalha isso para conseguir ter o resultado máximo do que você já sabe.” instrui.

Saiba dividir o seu tempo de revisão e lazer

Uma das ferramentas essenciais para conseguir se preparar para o Exame é dividir este tempo final entre as revisões e o lazer. Ter um descanso mental de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano ajuda na concentração e na preparação para o ENEM.

“Quanto mais você souber dividir o seu tempo de lazer, melhor. Como por exemplo: vou tirar o sábado para assistir um filme no streaming e depois vou revisar uma matéria que tenho dificuldade. Pode te ajudar a levar a situação com mais leveza”, aconselha.

O especialista também fala que utilizar os recursos certos no celular, como temporizadores e aplicativos que auxiliam nos estudos são aliados super legais. “As redes sociais normalmente são conhecidas como ladrões de tempo, entretanto, dá para usar as redes sociais para aprender também. Siga pessoas que oferecem dicas e hacks de estudos e confira os pontos que eles vão mostrar nos dias que antecedem as provas”.

Acredite no seu potencial

Ele comenta que muitos estudantes não recebem apoio da família, dos amigos ou das pessoas ao seu redor para incentivar a caminhada rumo aos estudos. Apesar da importância do apoio das pessoas que ama, é essencial que você tenha clareza do que quer e entenda que está em um ritmo de preparação, é qualificado e capaz de conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade.

“Acreditar na sua capacidade faz parte do incentivo de boas ações para a sua saúde mental, e reduz a sensação de cobrança que os jovens sentem nesta fase da vida. É importante direcionar o foco das suas ações de acordo com as suas habilidades, a escolha da profissão também é determinada pelos seus gostos, seus pontos fortes de trabalho e pelo tempo que você está disposto a se dedicar para essa preparação”, finaliza.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.