Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Papo sério: entenda o que é a depressão

Quando estamos falando dessa doença, é necessário muita atenção!

Papo sério: entenda o que é a depressão
Foto: Shutterstock

Sentir-se triste é algo que faz parte da vida e acontece com todo mundo. O problema é quando esse sentimento passa a fazer parte da rotina e você não consegue achar uma saída para ele. Sabia que isso pode ser depressão? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença já atinge 322 milhões de pessoas no mundo todo e, só no Brasil, 11 milhões de pessoas sofrem com ela. Nós explicamos mais sobre o problema!

Papo sério: entenda o que é a depressão

Foto: iStock

Mas é doença mesmo?

É, sim. E a psicoterapeuta Ghina Machado explica: “muitas vezes, as pessoas acham que não, mas é uma síndrome psiquiátrica que tem diagnóstico claro, que precisa de tratamento e acompanhamento adequado”. A depressão possui duas formas: a doença depressiva clássica e a doença depressiva bipolar. “Na primeira, a depressão se inicia mais tarde, geralmente aos 30 anos, e, na segunda, pode ser mais precoce, surgindo na infância ou adolescência”, explica o psiquiatra Diego Tavares.

Deixou de ser tristeza?

A tristeza é um dos sintomas da depressão, mas é importante não confundi-la com a doença. “Depois do término de um relacionamento, por exemplo, é natural a pessoa ficar triste por um tempo, o que não significa que ela esteja deprimida. Passa a ser depressão quando o indivíduo apresenta outros sintomas associados, como desmotivação, sentimento de culpa, irritabilidade e alteração do sono e apetite”, explica a psicoterapeuta. Ou seja, é depressão quando a tristeza começa a influenciar e atrapalhar as suas atividades diárias.

Papo sério: entenda o que é a depressão

Foto: Shutterstock

Será que é?

Às vezes, pode ser difícil perceber se virou doença, por isso, se liga nos sintomas:

  •  Falta de energia
  •  Humor deprimido
  •  Desânimo
  •  Perda de interesse nas atividades
  •  Alterações no sono e no apetite
  •  Cansaço
  •  Pensamentos pessimistas e falta de autoestima

Nos casos mais graves, podem rolar até pensamentos de morte e suicídio. Por isso, se algo estiver acontecendo com você ou alguém conhecido, o próximo passo é procurar ajuda.

Depois da ajuda

Os principais tratamentos para a depressão são a psicoterapia + acompanhamento psiquiátrico. “Na maioria das vezes, o paciente precisa tomar medicação para equilibrar a parte neuroquímica e reduzir os sintomas”, explica Ghina. A psicoterapia tem o papel de ajudar o paciente a lidar com as dificuldades, “ajuda a tratar a desesperança, a falta de motivação, a autoestima diminuída e a tristeza”, aponta a especialista. Ah, o tratamento também pode (e deve!) ser aliado a uma vida saudável: boa alimentação + atividade física + contato social fazem a diferença.

Eles já viveram

Depressão tem cura?

Sim! E para isso, “é preciso realizar o diagnóstico correto e o quanto antes procurar ajuda, melhor! Portanto, se você se sentir triste a maior parte do tempo, por um período prolongado, não tiver motivação para levar adiante projetos pessoais e se isso estiver atrapalhando suas relações, procure ajuda. Você pode estar sofrendo de depressão”, lembra Ghina. Nunca se esqueça: a depressão é totalmente tratável!

Medicamentos

Será que todo mundo precisa tomar remédios para se livrar da depressão? Ghina explica que não: “tudo depende do nível da depressão. E quando existem mais sintomas psicológicos que biológicos, pode não ser necessário tomar medicação, apenas a psicoterapia pode ser eficaz nesses casos”.

Papo sério: entenda o que é a depressão

Foto: iStock

Como ajudar

Você tem alguém próximo passando por esse problema e não sabe como ajudar? Segundo Diego Taiares, psiquiatra, a melhor forma de auxiliar alguém é ajudando a reconhecer os fatores de estresse. Outro ponto importante é reconhecer a depressão como doença, “não julgar ou considerar que a pessoa está depressiva porque quer”, explica Ghina. Frases como “você tem que reagir” acabam não ajudando muito e colaboram apenas para piorar o quadro depressivo. “Isso pode aumentar a culpa e a sensação de ser uma pessoa fraca”, conta a psicoterapeuta.

Procure ajuda!

Reconhecer que está passando por um momento difícil não é sinal de fraqueza, não. Quanto antes você buscar um tratamento, mais rápido você se recuperará. Converse com seus amigos ou com alguém de confiança e fale como se sente. Cuidar do seu interior também é importante! 😉

Texto: Bruna Ferreira

Consultoria: Diego Tavares, psiquiatra e Ghina Machado, psicoterapeuta

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.