Malas, Memórias e Marshmallows - Fernanda França
Foto: Melina Souza

Entrevista com Fernanda França – autora de Malas, Memórias e Marshmallows

Ler é TDB: Confira a entrevista que fizemos com a autora-fofa, Fernanda França!

Já contei para vocês como eu havia ficado encantada pela história contada em Malas, Memórias e Marshmallows, não é mesmo?

 Para quem não se lembra, o livro conta a história de Melissa Moya, uma jornalista que é despedida no dia de seu aniversário. Tem como ser pior?

Mas esse episódio ruim acaba afetando a vida de Melissa de uma forma incrivelmente boa, que você só poderá descobrir qual é se ler o livro, ha!

A entrevista de hoje é com a Fernanda França, autora do livro e pessoa fofa que conquistou nossos corações <3

tt: Como surgiu a ideia de escrever Malas, Memórias e Marshmallows?

A ideia de escrever Malas, Memórias e Marshmallows surgiu primeiro com a personagem Melissa, uma mochileira divertida e com pouca memória que é demitida no dia do seu aniversário e recebe uma proposta muito interessante de trabalho fora do Brasil. Pensei, então, em colocar como cenários alguns lugares que eu conheci. Quando percebi, a Mel já estava viajando por muitos lugares e com uma história própria que me conquistou.

tt: Como foi a pesquisa feita para criar as personagens de MMM?

As personagens de MMM (e de tudo o que eu escrevo) são uma mistura de todas as pessoas que eu conheço na minha vida. Observar é muito importante justamente por isso: às vezes uma pequena ação que eu vi na rua pode ser a base para a construção de uma personagem. Em alguns casos, pego emprestadas características de pessoas que conheço e, a partir daí, a personagem logo se apresenta para mim. Criar personagens é um processo delicioso em um livro, porque gosto que todos sejam verossímeis, como pessoas que poderiam ser nossas amigas de verdade. Meus mocinhos sempre têm defeitos. São fofos, mas não são perfeitos. Assim como todos que estão no livro, como acontece na vida real. Ninguém é só bom ou só mau. Gosto de imaginar que a história do livro poderia ser verdadeira. Para mim, é como se fosse.

 tt: A Melissa se aventurou por diversos lugares legais. Você já esteve em todos eles?

Sim, já estive em todos os lugares. Em poucos estive de passagem, mas a maioria eu conheci bem na época em que morei nos Estados Unidos.

Fernanda França

Foto: Divulgação

tt: Qual foi a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Eu AMO viajar. E cada viagem traz uma lembrança e é especial por um motivo diferente. Às vezes uma simples viagem para uma cidade próxima pode ser inesquecível. Gosto muito de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. É um pedacinho do paraíso para mim. Outro lugar especial é Paraty, também no Rio. Amei diversas cidades no Rio Grande do Norte. E outras viagens inesquecíveis foram Veneza e Riva del Garda (Itália), Zermatt (Suíça) e Český Krumlov (República Tcheca). Muitos desses lugares estarão presentes em Malas, Memórias e Marshmallows 2.

tt: Melissa adora animais e até adotou alguns. Você também tem algum bicho de estimação?

Sou apaixonada por animais! Todos. Mas como gatos ainda sofrem muito preconceito, sempre procuro escrever sobre eles e mostrar como são companheiros. Já tirei muitos bichinhos das ruas e encontrei casas para eles e tenho atualmente três gatos: a Polly (8 anos) e o Teddy (7 anos) eu tirei da rua e a Nikky (2 anos) de uma agropecuária.

tt: Assim como Melissa, muitas meninas sofrem por estarem “divididas” entre dois amores. Qual é o seu conselho para elas?

Acho que, assim como a Melissa, sabemos quando um namoro nos faz mal – e às vezes insistimos porque estamos apaixonadas (ou achamos que estamos). Eu sempre digo que o amor é aquele que te faz feliz e não te deixa pra baixo. Se a pergunta é qual é o garoto que merece seu coração, não tenha dúvidas: é aquele que faz você se sentir mais feliz sendo você mesma, sem disfarces para agradar e sem joguinhos para prender.

tt: O que você está lendo atualmente?

Eu brinco que sempre estou lendo uns cinco livros ao mesmo tempo, e é verdade. Mas atualmente estou envolvida com meu próximo lançamento, a segunda edição da comédia romântica 9 Minutos com Blanda, com edição pela Rai Editora. E também estou relendo tudo o que já escrevi sobre Malas, Memórias e Marshmallows porque estou escrevendo a continuação.

tt: Qual é o seu livro de cabeceira?

Muitos de cada vez! (risos). Mas um livro que sempre cito porque acho surpreendente é Ensaio sobre a Cegueira do José Saramago.

tt: Quais são os seus autores preferidos (nacionais e internacionais)?

Tenho muitos! O meu primeiro autor preferido foi Maurício de Sousa, porque aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica. Também adoro Ziraldo e Pedro Bandeira. Hoje em dia gosto de ler Adriana Falcão, Mario Prata, José Saramago, Italo Calvino, Clarice Lispector, Machado de Assis, Stephen King. Também leio muitos autores contemporâneos nacionais, que são meus amigos e escrevem muito bem! Gosto de livros de todos os estilos.

tt: Quais são os seus planos? Outros livros em mente?

O relançamento de 9 Minutos com Blanda acontece agora em março. Também estou escrevendo a continuação de MMM, que trará as aventuras de Mel na Europa. Espero que todos gostem! E tenho outros livros em mente, mais comédias românticas e alguns infantis que quero escrever.

Se você gostou da entrevista e quer acompanhar a Fernanda, fique de olho no site, blog, Twitter e Facebook da autora 🙂

Para conferir outras entrevistas, acesse a categoria Entrevistas aqui do Ler é TDB!

Próxima notícia