Espinha dolorida: saiba como se livrar dela em quatro passos!

Já pode começar a dar tchau pra espinha!

espinha dolorida
Foto: Getty Images

Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa é uma espinha. Mas ela tem o pode de irritar ainda mais se for uma espinha dolorida e inchada. Mas, miga, você não precisa aceitá-la, não. Hora de atacar – e não é apertando, ok? “É necessário ter cuidado, porque substâncias que secam a pele em demasia podem acabar piorando o quadro acneico por conta do efeito rebote – compensação do organismo para a retirada da oleosidade e proteção da pele”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Vem ver o que você precisa fazer!

Espinha dolorida: como lidar?

Giphy

Ácido salicílico

Existem dois tipos de espinhas: a que tem aquela coloração amarela e a que não tem, as internas (que, nesse caso, se chamam pústulas). Para tratar a espinha dolorida e interna, a dica é “dissolver um comprimido de aspirina com um pouco de água até que se forme uma pasta e aplicar com um cotonete em cima da lesão de acne, deixando agir durante à noite. O ácido acetilsalicílico é anti-inflamatório. É importante usar protetor solar não oleoso no dia seguinte e prosseguir com a lavagem ao acordar”, indica a dermatologista.

Inchaço

“Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz a especialista. O indicado é fazer por três vezes ao dia, durante uma hora, com 10 minutos de intervalo.

Adeus, bactérias

Matar as bactérias é o próximo passo e, para isso, você pode usar o peróxido de benzoíla. Essa substância destrói as bactérias que causam a acne e ficam presas no folículo, causando a inflamação. “Para evitar a irritação, certifique-se de preparar a pele com um hidratante leve primeiro, em seguida, tratar o cisto com uma camada superfina de peróxido de benzoíla”, indica. “Se qualquer queimadura ou ardência ocorrer quando você aplicá-lo, você saberá que é muito forte e você deve lavá-lo imediatamente”, aconselha.

Diminuir vermelhidão


Miga, para acontecer isso, você vai precisar investir em produtos com ação calmante. E, segundo a dermatologista, é melhor fugir de receitas caseiras, para evitar o efeito rebote.

Os comentários estão desativados.