O que faz uma estilista? Saiba tudo sobre a profissão!

Confira um guia mara sobre essa carreira

O que faz uma estilista? Saiba tudo sobre a profissão!
Foto: Shutterstock

A estilista é a profissional que trabalha com a parte mais inventiva da moda: o desenho e a criação de roupas, acessórios e até mesmo calçados. Para se dar bem nessa área, é importante que o profissional goste muito de artes, desenho e também esteja sempre se atualizando com as tendências do mundo fashion. “Tem que ter talento e força de vontade, além de dedicação e comprometimento com o trabalho”, explica Marcio Ito, professor de planejamento e desenho de coleções do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

O que faz uma estilista? Saiba tudo sobre a profissão!

Foto: iStock

Na faculdade

O curso mais indicado para quem quer ser estilista é o de moda e ele tem a duração de quatro anos. As matérias são bem diversas e abrangem vários campos. “O curso possui disciplinas teóricas e práticas, que valorizam, principalmente, a criatividade do jovem e as necessidades e realidades do mercado, que vão desde estilismo até história da moda, passando por fotografia, marketing e styling”, aponta Marcio.

Quais são as áreas de atuação de uma estilista

Um lado incrível da profissão é que as áreas de atuação são muito grandes. De acordo com Marcio, “além de ter a sua própria, a estilista pode trabalhar para outras marcas, que vão desde empresas de alta costura até as mais comerciais e populares. Uma opção também é fazer figurinos”. É isso mesmo miga, já pensou em trabalhar desenhando as roupas da Anitta? #lacre

Estilistas mara para seguir no Instagram

O mercado de trabalho

Assim como em muitas outras, a área da moda passa por um período difícil, por conta do cenário econômico do país inteiro. Marcio aponta que “não é o melhor momento para o mundo da moda”, mas não desiste: novos modelos de negócios estão surgindo em meio a crise e o mercado está se reinventando. Vai ter muito estilista arrasando, sim!

Será que é pra mim?

“Para se dar bem com o essa profissão, é importante saber desenhar, modelar e costurar, mas essas são qualidades que dão para aprender”, finaliza Marcio. O mais importante é ser criativa e não ter medo de ousar!

 


Texto: Carolina Freire/colaboradora

Os comentários estão desativados.