Saiba como evitar a acne durante o Outono-Inverno

Você vai dar adeus a esse problema!

Foto: Shutterstock

Evitar a acne é uma das missões mais difíceis para algumas pessoas. E engana-se quem pensa que só adolescentes sofrem com esse probleminha. Até mesmo uma mudança de temperatura pode influenciar bastante no seu surgimento. Por isso que, com a chegada do Outono-Inverno, vem a questão: ele piora ou melhorar as inflamações na pele?

De acordo com a dermatologista Luciana de Abreu, da clínica Dr. André Braz, “geralmente há melhora da acne nesse período porque a pele tende a ficar menos oleosa“. Mas, para quem sofre com ela, cuidar nunca é demais, né?

Inverno X Acne

Apesar da pele, naturalmente, ficar menos oleosa no frio, alguns costumes podem acabar atrapalhando e revertendo a situação. Como aumentamos a temperatura do chuveiro nessa época, a hidratação natural pode ser prejudicada, levando ao famoso efeito rebote (estimulação de produção de oleosidade). O indicado é lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria.

Hidratar é preciso

Engana-se quem pensa que peles oleosas não precisam de hidratação! “Este é um ponto imprescindível para a manutenção da barreira hidro-lipídica da camada externa, ajudando a proteger a pele das agressões externas do ambiente e hidratada“, explica a especialista. Por isso, invista em um hidratante para o seu tipo de pele e use-o logo após o banho, quando a absorção é melhor.

Tem que proteger!

Todo mundo sabe o quanto é importante usar protetor solar – e isso também vale para os dias mais frios, viu? Além de proteger contra o envelhecimento e câncer de pele, a proteção solar ajuda a na prevenção das manchas de acne. Então, não saia sem protetor solar!

Tratamentos específicos

Quem sofre com acne, na certa, já consultou um dermatologista pelo menos uma vez na vida. E está certíssimo! Afinal, cada caso merece um tratamento específico para garantir um resultado top.

E, segundo a dermato Luciana, o Inverno pode ser um ótimo período para buscar ajuda: “nesta estação podemos lançar mão de tratamentos mais potentes e efetivos para acne, geralmente, baseados no uso de cremes com ácidos de uso domiciliar noturno. Ou peelings químicos no consultório, por exemplo. Como esses tratamentos aumentam o ressecamento da pele acneica, o clima mais ameno e a menor exposição solar nesse período ajudam na recuperação da pele“.

De dentro para fora

Tratamentos externos ajudam, sim, mas nada adianta se você não estiver de olho na sua alimentação e hidratação. No Inverno, é comum tomarmos menos água, mas isso pode colaborar para ficarmos desidratadas e acabar refletindo em nossa pele. Então, mocinha, trate de beber bastante água e fuja de alimentos muito oleosos.


Agora ficou bem mais fácil evitar a acne, né?

Os comentários estão desativados.