Menina branca de olho claro segurando as alças do sutiã
Foto: Shutterstock Images

Tem idade certa pra colocar silicone? E outras perguntas sobre seios

Um ginecologista respondeu tudo pra você

Dúvidas sobre seios na adolescência? É a coisa mais normal do mundo! E pode ter certeza de que você não está sozinha nessa! Reunimos algumas dúvidas sobre essa parte do corpo pra você não ficar com nenhuma encanação.

Giphy

1) Tem idade ideal para colocar silicone?
É importante adiar a colocação de próteses para a vida adulta, inclusive depois de já ter filhos, isso porque a forma e rigidez dos seios se alteram com a gravidez e o aleitamento. Além disso, algumas técnicas cirúrgicas podem afetar a produção de leite.

2) É normal ter um seio maior que o outro?
Sim. Os seios nunca são absolutamente iguais, assim como todas as partes do nosso corpo. Não existe simetria perfeita. E na adolescência essa diferença pode ser até mais acentuada, já que seu corpo está se desenvolvendo.

3) E quando sai líquido dos mamilos?
Isso pode ser normal, mas precisa ser avaliado por um médico. Geralmente, quando a coloração é branca, amarela ou esverdeada, não está ligada a alguma doença.

4) O que é o autoexame? Adolescentes precisam fazer também?
O autoexame das mamas precisa ser feito todo mês pela própria mulher na tentativa de identificar precocemente o surgimento de nódulos mamários. Mas fica tranquila: ele deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 25 anos de idade. Ou seja, tem um tempo pra você pensar nisso! A mulher deve escolher um dia todo mês sempre após a menstruação para sua realização, passando as mãos por toda a superfície dos seios, com moderada compressão para identificar anormalidades nos tecidos superficiais e profundos. E caso encontre, deve procurar imediatamente um ginecologista.

Consultoria: Antonio Paulo Stockler, ginecologista obstetra e professor da Universidade Estácio de Sá

LEIA TAMBÉM

Próxima notícia