A maquiagem ideal para morenas e negras

Valorize os pontos fortes e a beleza da cor com o make certo

nicki minaj em evento
Foto: Getty Images
nicki minaj em evento

Foto: Getty Images

 

A pele negra tem um charme e um brilho todo especial que, se bem valorizados com a maquiagem, podem deixar você com um rosto digno de uma celeb! Os maquiadores Raphaella Bahia, Ricki Silva e Zezinho Mello dão dicas incríveis e indispensáveis para você arrasar no make!

Pele: a base certa

A base é o primeiro produto a ser pensado na hora de montar um make. Se a sua pele for oleosa, evite as bases cremosas como em bastão ou líquidas. Para conseguir um efeito melhor, aplique a partir do centro em direção às extremidades.

Na escolha da base, o importante é saber o tom da sua cor de pele. Na hora de comprar,o ideal é testar as texturas no próprio rosto e não na mão, e observar ao longo do dia”, ensina Ricki.  Evite também usar tons muito escuros, pois podem dar um ar acinzentado e abatido. O mais indicado é apostar em tons de bronze.

“Outra dica valiosa é escolher a base que desapareça na pele. O maior problema da pele negrana escolha da base é, principalmente, ela ficar lilás ou esbranquiçada, por isso teste uma que tenha tons com micropigmentos dourados para realçar. O pó bronzeador é a solução ideal”, ensina Zezinho Mello.

Blush e iluminadores

As peles morena e negra têm um brilho natural que valoriza ainda mais o blush. Para o dia a dia, é bom “usar tons marrom escuro e marrom café. Já para dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota [aquele tom de telha]”, indica a maquiadora Raphaela. Paraquem gosta de um make mais antenado, o tom de uva também fica muito legal!

Olhos: cores que valorizam

Muitas meninas negras ou morenas evitam usar sombras muito claras (como branco ou prata), pois sentem que chama muita atenção. Sim, isso acontece. Porém, o branco, usado de maneira correta, pode dar um up na maquiagem e valorizar ainda mais o tom da pele. Para isso, não se deve aplicar a sombra branca no olho todo, apenas faça o contorno, como um iluminador.

Se você prefere não arriscar, as sombras em tons mais escuros, tipo cobre, marrom, dourado, preto e azul marinho são as mais indicadas. Lilás, roxo e coral também ficam superlindos na pele negra!

O segredo de uma maquiagem é sempre ter sintonia com a cor da pele. Por isso, lembre-se: “as negras não devem evitar e sim saber experimentar e ousar com sabedoria. Maquiagem é ter atitude, mas também equilíbrio com as cores. O importante é a menina se sentir maravilhosa e não estranha”, diz Zezinho.

Sombras que devem ser evitadas

O vermelho é o tom de sombra que não é indicado para nenhum tipo de pele. Seja você branquinha ou morena, os tons avermelhados não valorizam a beleza feminina, além de serem pesados!

Verde é outra cor que deve ser evitada: “quando a menina tem olheiras elas ficam mais aparentes, trazendo um efeito esverdeado, parecendo que está abatida”, alerta Ricki.

Boca: o batom ideal

A maquiadora Raphaela diz que a ideia de que mulher negra não pode usar batom vermelho é mito. Na hora de escolher o batom, o que deve ser levado em consideração é o tamanho da boca e qual efeito você quer dar para ela. Os tons tipo cereja e vinho ficam maravilhosos; porém, aumentam o volume dos lábios.

“Uma cor de batom que está super na moda agora e que cai muito bem é o rosa opaco, bem clarinho! Os tons nudes, no tom da pele, por exemplo, também ficam lindos com gloss!”, ensina.


Consultoria: Raphaella Bahia – maquiadora da Clínica Longevitá; Ricki Silva – maquiador do Estúdio Sonia Nesi e Zezinho Mello- maquiador da Koloss.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próxima notícia