Menina deitada na cama com dor
Foto: Istock

Menstruação suspensa: saiba as vantagens e desvantagens

O especialista explica como!

Um fato: nós, garotas, estamos acostumadas com a menstruação, mas isso não quer dizer que não sofremos com ela. O tal do “ela desceu” é bem sofrido, pois vem acompanhado de dores, incômodos, inchaços, cólicas e TPM. Mas você sabia que é possível não menstruar? Nós explicamos como!

Giphy

Antes…

É sempre preciso conversar com o seu ginecologista, é ele quem vai dizer se o método pode ser adotado por você. “A procura médica é essencial para evitar os ricos da automedicação”, explica o ginecologista Renato de Oliveira. Ou seja, nada de copiar sua amiga!

Tratando doenças

A suspensão da menstruação pode ajudar a tratar algumas doenças, sabia? Mioma e endometriose estão entre elas: “no caso da endometriose, que se caracteriza pela presença de tecido de dentro do útero, denominado endométrio, pode causar em algumas meninas doeres intensas, diarreia e até mesmo sangue na urina. Nesta situação, a suspensão seria uma excelente alternativa”, explica o especialista.

Giphy

E as desvantagens?

Elas praticamente não existem e Renato explica o motivo:  “o útero não é um filtro que precisa eliminar algo. A menstruação é a consequência de uma gravidez que não ocorreu. Além dos benefícios citados, o fato de não menstruar diminui o risco de câncer de endométrio”.

Métodos para interromper

O uso da pílula anticoncepcional ainda é o método mais fácil. “Nesse caso, a menina toma o remédio, que pode ser uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona, sem interrupções. Outro método é o Diu liberador de levonorgestrel, opção que pode evitar a menstruação e a gravidez e aconselhado mantê-lo por até cinco anos. O implante subcutêneo, um pequeno bastão flexível, mais fino com palito de dente, que é colocado sob a pele no antebraço”, finaliza o especialista.

LEIA TAMBÉM

Próxima notícia