Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

5 dicas para se manter calmo durante os vestibulares

6 dicas para se manter calmo durante os vestibulares
6 dicas para se manter calmo durante os vestibulares

Já estamos cansados de saber o tamanho da pressão que cai em cima dos estudantes durante a temporada dos vestibulares. E com um cenário educacional tão atípico quanto o de 2020, isso só piorou. “Estamos falando de uma questão muito complexa. Ser aprovado no vestibular representa mais do que simplesmente ter o nome na lista, a aprovação refere-se a uma programação do futuro desse jovem.”, afirma a psicóloga clínica Sirlene Ferreira.

+ Empreendedoras dão dicas para quem deseja ter sucesso em seu próprio negócio

“Trata-se de uma grande competição que se resolve em quatro horas e que dirá quem é o melhor – como se isso fosse possível através apenas de uma prova no papel. O vestibular anula qualquer subjetividade que possa expressar o conhecimento, e de forma nada pessoal os vestibulandos são avaliados, competem entre si e a estimativa é de que vence “o melhor”.”, explica a especialista, dizendo que as provas, na verdade, se tratam de uma avaliação impessoal.

+ Vestibular e sua saúde mental: como equilibrar as duas coisas?

“A criatividade não é considerada como fruto do conhecimento e da apreensão desse mesmo conhecimento. No vestibular a memória é levada à exaustão, pois quando não se pode ser criativo é preciso no mínimo ter boa memorização para vencer no vestibular.”, reflete Sirlene.

+ 5 verdades sobre o consentimento

E, como em diversas outras etapas da vida, este é um momento em que um atendimento e uma conversa com um profissional podem ser muito produtivas. “A psicóloga pode corroborar no sentido de ajudar o vestibulando a trabalhar suas expectativas, respeitar seus limites, compreender se há a necessidade de fato de exaustão nesse processo, quais são os limites dessa pessoa.”, explicou ela. “Além de elaborar essa fase tão cansativa, permitir ao vestibulando que se sinta à vontade para descobrir o que de verdade ele quer estudar, qual é a profissão que ele se encanta e deseja se graduar.”.

+ Cantinho Literário Todateen: indicações de livros para começar seu ano novo

Por meio da terapia, o vestibulando consegue encontrar formas de lidar com essa fase da vida sem sofrer tanto. “O vestibular para a maioria dos vestibulandos ocorre numa fase de transição da vida, quando eles estão se inserindo na vida adulta. Esse momento por si só já é doloroso e ao mesmo tempo o vestibulando precisa provar que é capaz de estudar e ser aprovado e ter seu nome da primeira lista, são muitas cobranças sociais e culturais que misturadas podem causar muito desconforto.”, elucida a psicóloga.

Sirlene também comenta sobre como lidar com o sentimento de fracasso de uma maneira menos dolorosa. “Não ser aprovado no vestibular não significa que o vestibulando fracassou. Fracassar é perder indefinidamente, ser reprovado no vestibular, implica que haverá outros vestibulares que o mesmo candidato poderá concorrer, senão mais nesse ano, nos próximos.”, comenta.

E, para ajudar todos os estudantes nesse momento, Sirlene trouxe exclusivamente para a todateen cinco pensamentos importantes para ter em mente e manter a calma na hora da prova.

Confira!

1. Esse vestibular representa mais uma oportunidade e não apenas a única oportunidade;

2. Confie em si mesmo, nas suas conquistas e nos seus méritos;

3. Seja gentil consigo mesmo – o vestibular é uma representa uma etapa da vida e não a sua vida toda;

4. Permita-se fazer coisas que te dão prazer, assim você terá energia para se concentrar na hora que precisar;

5. A meditação oxigena o cérebro e ajuda na concentração. 

Boas provas!

Mais notícias para você

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Separamos uma lista de opções rápidas para ajudar a controlar a ansiedade

Comportamento

Doutora em psicologia, Blenda Oliveira comenta alguns sinais que alertam para ansiedade e a importância do ambiente

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem