Quem já passou uma noite sem conseguir dormir sabe o quanto o dia seguinte é difícil! Além de nos deixar cansadas e sem disposição para nada, as noites mal dormidas ainda provocam nervosismo, problemas de concentração, fadiga e até dores no corpo.
Já reparou que no dia seguinte a uma noite em claro, você só pensa na sua cama e não consegue prestar atenção na aula ou no papo dos amigos? Para que o corpo tenha energia suficiente para ficar em pé e até fazer exercícios físicos mais intensos, o segredo é horas suficientes de sono.
Por isso, separamos 8 dicas valiosas para você dormir na hora e lugar certos e não ficar caindo de sono por aí nas horas mais impróprias:
1.Nada de exercícios físicos intensos perto da hora de dormir, ok? Já os mais leves estão liberados e até ajudam a ter um sono profundo.
2. Um escolha um colchão e travesseiros top! Se você tiver alergia, a dica é ficar longe de itens com preenchimento de plumas e penas. O travesseiro correto é aquele que deixa a cabeça e o pescoço alinhados à coluna cervical. Ele não pode estar nem muito alto e nem muito baixo para não forçar a coluna.
3. Mantenha uma temperatura legal no quarto para evitar que você fique agitada durante a noite. Além disso, o ambiente em que você dorme deve estar longe do barulho e da claridade.
[saiba_mais] 4. Evite televisão, computador, celular e outros equipamentos eletrônicos antes de dormir, pois a luz emitida pelas telas reduz a produção de melatonina, que é hormônio regulador do sono.
5. Atenção para o que você come antes de dormir. Jante moderadamente, em um horário regular e procure evitar substâncias estimulantes como o café, por exemplo.
6. Evite levar problemas para a cama. É sempre bom esvaziar a mente antes de se deitar.
7. Tomar um banho morno também pode te ajudar a relaxar.
8. Dormir de lado é a melhor posição para evitar dores, além disso a respiração flui melhor. Use um travesseiro entre as pernas para deixar a coluna mais alinhada.
Não consigo dormir! Socorro!
Os distúrbios do sono devem ser investigado por um neurologista, de preferência especialista em sono. Em muitas cidades, existem os Institutos do Sono, onde podem ser realizados diferentes exames para investigar os problemas e suas causas. Se a insônia está durando por três meses ou mais, o ideal é buscar ajuda médica. A falta de tratamento pode provocar problemas mais graves, como doenças cardíacas.
Texto: Marisa Sei
Consultoria: Angela Beatriz Lana, otorrinolaringologista e médica especialista em sono,
Anna Karla Smith, neurologista especialista em medicina do sono,
Fabio Sawada Shiba, neurologista da Fluyr Saudável,
Shigueo Yonekura, neurologista especialista em sono.
You must be logged in to post a comment Login