Você tem vontade de se exercitar e começar a fazer musculação, mas tem muitas dúvidas sobre fazer academia na adolescência? Afinal, tem gente que fala que é superbom, outras pessoas dizem que não é legal, então o que seria realmente a verdade?
O que posso fazer?
Segundo a personal trainer Gabriele Siqueira, o ideal é começar aos 14 anos, após o primeiro ciclo menstrual. Ao matricular-se em uma academia você poderá fazer todas as atividades, desde que esteja acompanhada por um profissional de Educação Física, aconselha Gabi. “No início da prática, é preciso evitar exercícios com alto impacto e muita carga nos aparelhos (no caso da musculação)”, explica sobre os cuidados a serem tomados.
Se você deseja fazer musculação, ela indica que se treine três vezes por semana, dando um dia de descanso entre um treino e outro. “Mas também pode se usar esse intervalo para realizar outra atividade, como esteira, aula de dança, pilates, alongamento, etc”, comenta.
Por que começar a academia na adolescência?
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre começar ou não, Gabriele aponta alguns benefícios de fazer academia na adolescência. “Melhora da flexibilidade, postura, força e resistência muscular, coordenação motora, controle do peso corporal, redução no risco de lesões, desenvolvimento social”, conta o que a gente ganha se exercitando. Sem contar que se você começar nessa idade mais chances de não ter doenças chatinhas, como diabetes, pressão alta e obesidade você tem. “Além de diminuir o risco de lesões, melhorar a disposição e aumentar a massa magra, que é a quantidade de músculos”.
Tenho preguiça… o que faço para gostar de ir?
Às vezes a gente não tem vontade de fazer nada e quer só ficar assistindo à Netflix, não é mesmo? Mas vale a pena repensar e sair de casa para socializar e se mexer. “Pode ir experimentando todas as modalidades que a academia disponibiliza. Nem sempre e nem todo mundo gosta de fazer musculação. Hoje em dia, tem muitas atividades para todos os gostos, vale a pena levantar do sofá e ir experimentar cada uma delas”, aconselha Gabi. Então bora começar, miga!