Muitas meninas por aí lidam com acne no rosto, mas a inflamação não é exclusiva dessa parte do corpo. Como, por exemplo, as regiões do pescoço, peito, ombros, costas e até do bumbum são suscetíveis a ter aparecimento de espinhas. Mas é normal!
Infelizmente, não importa qual seja a idade, é um problema que gera bastante incômodo e aumenta a insegurança com o próprio corpo. A busca por soluções rápidas e caseiras é frequente, mas já vamos alertar que esse é o pior caminho.
Qualquer tratamento com o corpo sem o acompanhamento de um profissional, de preferência um especialista na área, pode trazer vários riscos para a saúde. Identificando isso, a TodaTeen contatou a dermatologista Geisa Costa, idealizadora do Art Beauty Center em São Paulo, para esclarecer algumas dúvidas.
Como a acne se forma?
A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, estruturas internas que originam os pelos do corpo. “Quando há um descontrole da oleosidade, muita pele morta, sujidades e outras condições que obstruem os poros, os cravos e espinhas acabam aparecendo”, explica.
Apontar a causa exata para o surgimento da acne é muito difícil já que são inúmeras possibilidades. Pode variar desde estímulos hormonais até predisposição genética. Má alimentação, roupas apertadas que abafam o corpo, uso exagerado de hidratantes e suor excessivo também são alguns fatores que colaboram com o aparecimento.
Então como devo tratar?
A resposta é bem simples: consultando o dermatologista.
Como as causas para a acne podem variar muito, é fundamental buscar um médico especialista para fazer um mapeamento. “Precisamos investigar as causas da acne. Além do exame clínico, fazemos exame de sangue, pois algumas vitaminas e medicamentos têm a acne como efeito colateral”, comenta.
Dai só após identificar a causa que dá para fazer um tratamento eficaz, sabendo a origem do problema. Na maior parte das vezes esse tratamento pode seguir dois caminhos. O tópico, quando a medicação é aplicada diretamente na pele, e o via oral, como Roacutan.