Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Acne: entenda o jeito certo para se livrar das espinhas

Crédito: Shutterstock

Se tem uma coisa que é um terrorzinho em nossas vidas é aquela espinha que apareceu de surpresa. Ainda mais se estiver dolorida e inchada, a inflamação pode incomodar ainda mais. E por mais que não falte vontade, já vamos te alertar que cutucar ou tentar espremer só vai piorar esse quadro.

Quando esse aparecimento já é frequente, é bom prestar atenção para entender que há alguma mudança no corpo. O melhor jeito de descobrir a causa específica, é indo a um dermatologista ou profissional da área.

Em um papo com a todateen, a biomédica especializada em estética Lorena Soares, explicou todo o passo a passo sobre o que você deve fazer nessas horas. Vem conferir!

Posso dar aquela apertadinha na espinha?

De jeito nenhum! “Isso é um crime que deveria ser condenado”, brinca. Espremer a espinha por conta própria não é nada seguro, principalmente, pelas mãos não estarem limpas. Esse contato da mão com o local inflamado deixa o clima propício para a proliferação de bactérias. A partir daí é só ladeira abaixo.

“O jeito mais correto é ir a um profissional habilitado e fazer uma limpeza de pele com preparatório para fazer a retirada da acne de uma forma sutil e eficiente”, recomenda.

Mito ou verdade: quando aperta e sangra, é sinal que saiu toda a sujeira?

“Mito total! Muito pelo contrário, quando fazemos a extração no consultório, a partir de uma limpeza de pel, não é nem sempre que sangra”, esclarece. Ou seja, o aparecimento do sangue não é bom sinal e nem indica que fez uma retirada total da secreção.

E ainda tem mais, quando você espreme e saí sangue, você aumenta o risco de contaminação. Então nada de machucar a pele! “O sangue significa que você fez uma pressão superior e rompeu vasos sanguíneos da região, ou seja, não tem a ver com a limpeza”, esclarece.

É indicado passar maquiagem para esconder a espinha?

Essa resposta é fácil e se resume em um belo “não”. Segundo a biomédica, chega a ser irresponsável passar maquiagem nessas horas, pois os produtos podem piorar a situação. Por terem fórmulas oleosas, muitos produtos aumentam a produção sebácea e viabiliza processos inflamatórios.

A única ressalva nisso é em casos onde a maquiagem é específica para peles oleosas e com acne. “Existem maquiagens específicas para peles com espinha, com função secativa, então se for específica dá sim”, explica.

Qual a melhor recomendação para tratar a espinha de forma eficaz?

Já pode tirar o cavalinho da chuva, pois para eliminar a espinha de um jeito saudável, é melhor identificar as causas do problema com calma. “Na adolescência, muitas vezes são causas hormonais ou uma alimentação inflamatória, então não tem como resolver assim tão rápido”, justifica.

O correto é procurar um especialista para descobrir a causa e fazer uma limpeza de pele. Além disso, fazer uso de produtos específicos para acne também é fundamental. “Se a região estiver muito inflamada, pode usar um peeling ou algum produto com ação secativa e desinflamatória”, indica.

Dicas para prevenir o aparecimento de mais espinhas!

  • Ter uma alimentação saudável. Prestar muita atenção no que está comendo para incluir mais frutas, verduras e alimentos ricos em proteína. Além disso, você deve reduzir a alimentação de gorduras e carboidratos.
  • Ficar de olho nas mudanças hormonais. Principalmente na adolescência, com o ciclo menstrual e o desequilíbrio hormonal, podem haver reflexos em forma de acne. Mas pode ficar tranquila, pois caso esse seja o motivo da inflamação, há tratamentos.
  • Fazer rotina de skincare. Manter o cuidado com a pele é algo para se fazer todos os dias. Lavar o rosto, deixar a pele respirar e usar produtos específicos para o seu tipo de pele é uma boa dica.
  • Pele oleosa precisa de hidratação sim! A pele ser oleosa não significa que não precisa de hidratação. Óleo é uma coisa e água é outra. Você precisa aumentar a água no corpo, usando produtos específicos.
  • Ter um acompanhamento profissional. É sempre bom ter um especialista na lista de contatos no caso da inflamação aparecer.
  • Usar produtos de qualidade. Em palavras bem breves: nada de querer comprar qualquer coisa barata! As recomendações devem vir de profissionais da área e os produtos precisam ser de marcas qualificadas na resolução do problema.

Mais notícias para você

Beleza

Conversamos com uma especialista sobre essa nova etapa do seu skin care

Beleza

Você vai dar adeus a esse problema!

Beleza

A dermatologista Íris Flório tirou todas as dúvidas sobre as espinhas internas e ainda deu dicas super importantes para cuidar da pele

Beleza

Conversamos com vários especialistas para ajudar a resolver o seu problema com as espinhas

Sair da versão mobile