O alerta é real: o tempo está ficando super seco! O Governo do Estado de São Paulo emitiu um comunicado oficial informando a população de que a tendência é ter um ressecamento geral do tempo.
E, convenhamos, não é novidade dizer que a falta de umidade afeta diretamente a nossa saúde. Com esse tempo chatinho, é comum que ocorra irritação nos olhos, garganta raspando e até mesmo nariz sangrando. E, é claro, que sua pele também sofre – e muito – com a mudança de clima, viu?
Pensando nisso, recapitulamos um papo que tivemos com a Dra. Mariana Muniz, dermatologista e diretora médica na Merz Aesthetics LATAM, em 2021, trazendo cinco passos necessários para não sofrer com esse tempo seco!
Limpeza da pele é indispensável
O uso do sabonete líquido facial é recomendado ao acordar e antes de dormir. tt, como eu escolho meu sabonete ideal? Entendendo o seu tipo de pele, seja ele oleoso, seco, sensível e por aí vai. Ao lavar o rosto, tome cuidado para não usar a água muito quente — já que assim você arrisca ressecar ainda mais. Na hora de secar, dê leves batidinhas com a toalha, impedindo possíveis agressões.
Hidratação on!
A regra é clara: a pele ressecou, o jeito é hidratar muuuuuuito. Lembrando que o uso de cremes hidratantes também deve seguir a necessidade da sua pele. Ou seja, seca, normal ou oleosa. Além de evitar irritações, a hidratação protege contra agentes externos.
Quer um boost extra? Então, não deixe de ingerir bastante líquido nesses próximos dias (e na vida em geral, né?). Afinal, a melhor hidratação acontece de dentro para fora.
Protetor solar check
Frequentemente vemos a importância da utilização do protetor, não apenas para raios UV, mas seu uso também deve ser feito para quem está em ambientes fechados (alô, home office), uma vez que os raios solares atravessam janelas. Utilize-o com, no mínimo, FPS 30 e com o retoque, duas vezes ao dia, pelo menos.
Ué, tt, mas protetor solar em casa precisa mesmo? Sim! De acordo com a Dra. Mariana, o protetor tem que ser usado em casa e em dias nublados, fazendo parte da sua rotina de skincare. Isso porque a luz visível costuma envelhecer a pele e, em alguns casos, pode causar manchas. O ideal é caprichar na aplicação e reaplicá-lo na metade do dia, ou em caso de suor excessivo ou após entrar na piscina/mar.
Remoção da maquiagem
Gente, isso não é brincadeira: NÃO DURMAM DE MAQUIAGEM! Dormir com maquiagem é garantia na certa de acúmulo de impurezas, oleosidade, suor e poluição na pele. E ninguém quer isso, né?
Por isso, limpe tudinho antes de tirar o seu sono de princesa. Uma ótima opção para uma limpeza profunda e uma remoção mais minuciosa é a utilização de óleo de limpeza facial ou água micelar.
Cuidar de si mesma
Por fim, tente sempre adote hábitos saudáveis. Tenha uma alimentação equilibrada e pratique atividades físicas. Não esqueça de tentar sempre ter uma boa noite de sono, que, querendo ou não tem seu apelido de “sono de beleza” por um motivo!