Se você é heavy user do Instagram, deve saber o quanto os reels costumam bombar na rede, né? Por ali, nos deparamos com os mais diversos conteúdos. Moda, beleza, decoração, saúde, dicas… e assim por diante. Tem para todos os gostos!
Mas, não pense que ter um conteúdo com a pegada “viral” nas redes é pura sorte, viu? É necessário planejamento, ficar de olho nas trends, entender o que eu seu público realmente consome e, claro, não ter medo e muito menos vergonha.
Aproveitando o momento, a atriz creator Mel Bayde dividiu com a todateen 5 dicas de ouro para você produzir um reels perfeito e dignos de um bom viral. Bora ver?
Antes de tudo, planejamento!
Por mais que a produção de vídeos para as redes sociais seja uma atividade divertida, o planejamento é de extrema importância para o crescimento do seu perfil. É preciso saber onde você quer chegar e com quem vai conversar.
Assim, é legal criar cronogramas com as publicações que pretende postar durante as semanas, facilitando a sua organização nas postagens. “Quem quer apostar e se desafiar como influenciador digital, é importante ter um planejamento e criar uma rotina de publicação”, afirma Mel.
De olho nas trends e áudios do momento
As famosas “trends” são consideradas as tendências que estão bombando no momento. Aliás, na maioria das vezes, são recicladas principalmente no TikTok, com áudios, dancinhas e conteúdos que viralizam.
No entanto, vale lembrar que o Instagram favorece na entrega de vídeos que possuem áudios que estão em alta na rede social. Utilizar a aba “Explorar”, procurar por hashtags relacionadas ao tema do vídeo que pretende produzir e ficar atento a biblioteca de áudio da plataforma, são atitudes que contribuem para localizar as trends e áudios que estão fazendo sucesso.
“Utilizar as trends e áudios que estão em alta é uma ótima maneira de alcançar novas pessoas que possuem interesse no tipo de conteúdo que você produz. Vale lembrar que é importante usar a criatividade para adequar os áudios e as trends ao seu nicho e a mensagem que você quer passar”, explica ela.
Entenda o que o seu público curte
É preciso saber onde você quer chegar e com quem vai conversar. Estude o seu público alvo para auxiliar na produção de conteúdos que são de acordo com as ideias de quem te acompanha.
Ter um público alvo é muito importante, entender e conhecer seu público, o que ele gosta e o que ele espera de você é crucial! Pense no seu público como seu cliente, você deve agradá-lo, mas sem esquecer de você. “Construa sua imagem baseada em uma característica que só você tem, tenha um diferencial e uma marca. Tenha um conteúdo de nicho, desta forma o aplicativo consegue “prever” quem vai consumir seu conteúdo”.
Não publique reels com marca d’água de outras plataformas
O Instagram dá prioridade em divulgar vídeos que são produzidos dentro da própria plataforma, postar conteúdos com a marca d’água de outras redes sociais interfere no alcance da sua publicação.
“Para ter melhor alcance, evite citar o nome de outras redes sociais concorrentes do Instagram e no caso de reaproveitar conteúdos da rede vizinha, recomendo buscar por aplicativos que retiram a marca d’água do logo”, revela a influenciadora.
Não tenha vergonha
Se você pretende virar um influenciador digital, não tenha vergonha de ser quem você é! A timidez e a vergonha podem interferir na naturalidade do vídeo, impedindo as pessoas de realmente conhecer e se identificar com você.
Pense que a sua atitude em produzir conteúdos legais, podem servir de inspiração para quem está tentando criar coragem de fazer o mesmo. Também não tenha vergonha de testar, as vezes pode acontecer do Reels não ter o engajamento que você esperava, mas isso faz parte do aprendizado até alcançar o sucesso.
“Seja feliz e não tenha vergonha de aparecer nos vídeos, o que vale é a diversão! Se os dados de engajamento não saírem como você esperava, também não se preocupe, você só saberá se vai dar certo se tiver coragem e tentar e o que não der certo, sempre vai servir para aprendizagem”, finaliza Mel.