As blogueiras e famosas que a gente ama estão viciadas em alongamento de cílios! No Instagram, elas esbanjam os fios alongados e volumosos que todo mundo gostaria de ter. Você provavelmente já pensou nisso, né? Mas sabia que, por trás do procedimento de extensão de cílios, existem cuidados específicos indicados pelos especialistas e, inclusive, contraindicações de médicos? Pois é! O Dr. Renato Neves, oftalmologista, explica que o alongamento interfere na saúde dos olhos. Por outro lado, segundo a esteticista Nanda Saeko, isso pode ocorrer apenas quando a técnica não for bem aplicada. Eita!
Ainda está na dúvida? Veja o que você precisa saber sobre alongamento de cílios antes de colocar:
-
-
A face stylist Nanda Saeko garante que o alongamento de cílios não causa queda e nem prejudica os cílios naturais. Claro, desde que a técnica seja bem aplicada. “Fique atenta: a extensão não incomoda, não dói e nem coça. Se algum desses sintomas estiverem acontecendo, tem algo errado. Com a técnica correta, o certo é nem sentir que os cílios colocados existem”, afirma. – Foto: Reprodução/Pinterest
-
-
Na visão do Dr. Renato Neves, quando o volume do cílios é dobrado, há interferência na saúde ocular. “O comprimento natural dos cílios permite ao olho receber ar e umidade na medida certa. Os olhos ficam protegidos do excesso de poluição, poeira, sol e outras partículas que poderiam agredir o cristalino. Já o uso excessivo de cílios mais longos e fartos pode impedir a circulação de ar necessária e promover o ressecamento e a irritação dos olhos”, explica o médico.
-
-
Coisas básicas que a esteticista esclareceu pra gente: a extensão pode ser feita a partir dos 16 anos. Isso desde que se tenha cílios e que eles estejam saudáveis. Existem alguns tipos de técnica, como o alongamento fio a fio (cola-se um fio exatamente em cima do natural) e o volume russo (são colados de 2 a 6 fios em cima de um fio natural). “Essa diferença de quantidade só é possível porque os cílios são de diferentes espessuras e variam de peso e material. No Brasil, trabalhamos na maioria das vezes com pelos sintéticos de mink ou de seda”, disse a especialista.
-
-
Depois de feito, você deve tomar alguns cuidados! Se for o alongamento fio a fio, pode usar máscara de cílios do meio para as pontas, mas que não seja à prova d’água (e não usar demaquilante para retirar, porque ele tira a cola). Se for o volume russo, não é necessário usar. Além disso, você deve ficar as primeiras 12h sem molhar os cílios, não coçar ou esfregar os olhos, lavá-los com shampoo neutro infantil e pentear os fios para que fiquem em ordem. Mas, de acordo com o Dr. Renato, quanto menos tempo a pessoa ficar com os cílios postiços nos olhos, melhor. “Além de garantir a máxima higienização das mãos (tanto se for você mesma quem vai colocar, como se for um profissional especializado), é importante hidratar os olhos com lágrimas artificiais diariamente até a completa retirada dos fios artificiais”, indica o oftalmologista.
-
-
Se você usa lentes de contato, deve redobrar a atenção! “Neste caso, são dois cuidados: com os cílios e com as lentes – que, por si só, já exigem bastante cuidado e atenção do usuário. Principalmente, higienizar as lentes todos os dias e jamais dormir de lentes – por melhor que tenha sido a balada”, completa o médico.
-
-
O tempo de manutenção do alongamento varia de 20 a 30 dias para o fio a fio e de 20 a 45 dias para o volume russo, e também muda de acordo com o tamanho dos cílios naturais, o jeito de dormir (de bruços dura menos) e uso de cosméticos oleosos nos olhos.
Agora que você já conhece os dois lados da moeda, você consegue decidir melhor se quer mesmo fazer o alongamento de cílios!
Consultoria: Nanda Saeko, face stylist do Homa Elite Salon, e Dr. Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos