Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Amizades tóxicas são mais comuns do que você imagina; saiba como reconhecer

Amizades tóxicas são mais comuns do que você imagina; saiba como reconhecer
Amizades tóxicas são mais comuns do que você imagina; saiba como reconhecer (Freepik)

Não é de hoje que vemos no Big Brother Brasil relações tóxicas entre os participantes. Seja em uma relação romântica, seja em uma relação de amizade, algumas situações chamam a atenção, dão o que falar fora do reality, e podem ser mais comuns do que você imagina.

+ Relacionamento abusivo: o que é, os sinais e como pedir ajuda

Muitas vezes olhamos mais para relações abusivas entre casais e esquecemos que aquelas pessoas que achamos que estão ali para nos apoiar nos momentos mais difíceis podem estar fazendo mais mal para gente do que bem. Essas são as chamadas amizades tóxicas e você pode cruzar com elas mais do que imagina.

Na edição de 2020, o público apontou que Flay não era uma boa amiga para Mari e que mexia com o seu psicológico de uma forma bastante negativa. Já na edição de 2021 o mesmo aconteceu entre as participantes Viih Tube e Juliette, onde a primeira foi apontada como falsa e que queria realmente o bem da amiga.

De acordo com a psicóloga Karin Kenzler, o significado de amizade tóxica é quando dentro de uma relação entre amigos, um tem um certo poder sobre o outro, o deixando sem sua autonomia e o mantendo sob controle.

Os amigos tóxicos fingem querer o bem do outro, podendo até demonstrar afeto ou oferecer ajuda em momentos de necessidade, mas possuem segundas intenções em relação à amizade. Essas não precisam estar necessariamente ligadas a um ganho material ou benefício para elas, mas pode ser inteiramente emocional“, explica a especialista.

+ Pandemia x relacionamentos: como driblar o medo de se relacionar no meio virtual?

A relação se baseia nos sentimentos de culpa, ciúme ou inveja, em que o amigo tóxico se ” “alimenta” do estresse que causa no outro. “O amigo tóxico é uma espécie de parasita emocional, que precisa do outro, mas o maltrata ao mesmo tempo, pois quanto mais ele afetar a autoestima do outro, fazendo ele se sentir mal consigo mesmo, mais fácil será para ele se destacar e conseguir atenção das pessoas ao mostrar aos demais que é superior“, diz Karin.

consequências

Enquanto boas amizades são fundamentais para nossa qualidade de vida, a amizade tóxica pode ter o efeito oposto. Pode deixar a pessoa fragilizada, estressada e suscetível a problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

“As atitudes do amigo tóxico podem fazer o ouro se sentir solitário, inseguro, estressado e psicologicamente esgotado enquanto laço estiver estabelecido, já a autoestima e autoconfiança podem ser afetadas de forma mais duradoura se não forem trabalhadas numa terapia, por exemplo“.

Amigos tóxicos não são fáceis de identificar, pois eles tendem a agir sorrateiramente, explorando basicamente inseguranças e medos do outro com a finalidade de o deixar para baixo. Um amigo de verdade pode até, em um dia ruim, ser grosseiro ou ausente, mas provavelmente se arrependerá no momento seguinte e procurará se redimir e reconciliar.

O que também dificulta a pessoa a identificar um amigo tóxico é o tamanho do apreço e afeto que se tem por ele e a consequente disposição para o perdão. E mesmo quando a pessoa identifica a perversidade do vínculo e tenta um rompimento, o amigo tóxico tende a recuperar o controle da relação através de chantagens emocionais e falsas promessas de mudança“, explica a psicóloga.

Para ajudar a identificar melhor, a Karin ainda aponta alguns sinais de que você pode estar vivendo uma amizade tóxica e não sabe!

nunca ligam para saber do outro, apenas para falar de si próprios

O amigo tóxico tem pouca escuta e interesse para o outro, centralizando a conversa sempre nele próprio e nas suas questões. Busca você sempre quando está precisando de algo ou para desabafar, mas dificilmente apenas para saber como você está. Uma amizade saudável é aquela em que há compartilhamento e os verdadeiros amigos são aqueles que se fazem presentes em todas as situações, inclusive quando o outro precisa de ajuda e apoio por estar triste.

não ficam felizes com a felicidade do outro

O amigo tóxico sente inveja das conquistas alheias e não consegue ficar orgulhoso e feliz pelo outro. O verdadeiro amigo torce pelo seu bem, enquanto o amigo tóxico se alimenta do seu fracasso.

não estimulam e motivam o outro a crescer e ir em busca de seus objetivos

O amigo tóxico costuma criticar, ver defeitos e ser pessimista em relação aos propósitos e projetos do outro, numa tentativa de boicote, pois teme o sucesso alheio como se esse o rebaixasse. Ele acaba fazendo o outro ficar inseguro, se sentir inadequado e desistir de suas metas.

pressionam o outro a ser e agir como lhes convêm

A presença de um amigo tóxico pode fazer o outro sentir medo de fazer ou falar algo errado e provocar recriminação ou crítica, fazendo-o não se sentir a vontade, espontâneo e original. Já a verdadeira amizade é aquela em que podemos ser nós mesmos e falar o que pensamos sem que isso irrite ou contrarie o outro.

falam mal do outro pelas costas

Amigos tóxicos não respeitam e guardam segredos do outro e fazem fofocas, manipulam informações para se beneficiar às custas do outro, podendo até mesmo mentir apenas para causar brigas e discussões no grupo de amizades.

culpam o outro por seus próprios problemas

No relacionamento abusivo, o amigo tóxico tende a jogar a culpa de seus próprios problemas na outra pessoa, distorcendo os fatos através de um raciocínio manipulador.

competem com outro

Qualquer conquista do outro se torna motivo de competição para o amigo tóxico. Ele passa a se interessar pelas mesmas coisas que o outro somente para superá-lo e não deixar que tenha um momento só dele.

fazem brincadeiras que humilham o outro

O amigo tóxico humilha o outro através de comentários maldosos e elogios duvidosos, disfarçados de brincadeiras e mal entendidos.

Mais notícias para você

Comportamento

Escolha sua frase preferida e encaminhe para os amigos no Dia Nacional do Amigo

Entretenimento

Davi foi o campeão do BBB 24, a final do reality aconteceu na última terça-feira (16) e rendeu vários memes na internet

Celebs

Os signos nos mostram a personalidade de cada participante do BBB e o que podemos esperar deles

Entretenimento

Com o BBB 24 batendo na porta, vem relembrar romances icônicos do programa