Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Autoexame de mama: saiba como fazer

Autoexame de mama: saiba como fazer

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo todo!

+ Gibis da Marvel apoiam campanha contra o Câncer de Mama

 + GRAACC faz campanha contra o Câncer Infantil

Você conhece alguém que já teve câncer de mama? Nunca é cedo para começar a se preocupar e conhecer seu próprio corpo. Quanto antes descoberto, maiores são as chances de cura sem sequelas e complicações.

Autoexame de mama: saiba como fazer

Foto: Shutterstock/Getty Images

O autoexame

Existem vários exames que auxiliam as mulheres na prevenção desse tipo de câncer. Nessa lista está também o autoexame.

O autoexame deve ser feito por todas as mulheres com idade adulta, todos os meses.  Esse exame é importante para que a mulher possa conhecer suas mamas. A periodicidade também é bem importante para que a doença possa ser descoberta o mais cedo possível!

Fazendo o autoexame

Você quer fazer o autoexame sem erro ou quer ajudar alguma familiar nessa tarefa? A forma certa de fazer o toque é em frente ao espelho.

Deve-se levantar o braço do lado da mama escolhida para iniciar o exame e, com a mão contra-lateral, começar a fazer movimentos circulares que podem começar no mamilo, percorrendo toda a mama. O mesmo processo deve ser repetido na outra mama também.

A dica é realizá-lo após o período menstrual, usando um creme que vai ajudar a mão a deslizar. Mesmo fazendo o autoexame, é legal também procurar um médico uma vez por ano para ser examinada por ele.

Da ficção para a vida real

Na telinha, várias personagens já passaram por esse problema e deram um show de superação, alertando as telespectadores para a doença.

Em “Malhação Sonhos” a personagem que está enfrentando a maior barra por conta do câncer de mama é a Lucrécia, vivida pela atriz Helena Fernandes. Ela até protagonizou uma cena bem emocionante de quando descobre a doença a partir do autoexame.

Para Helena, esse tipo de conscientização é superimportante. “O autoexame é o começo de tudo. O câncer é uma doença que, se você descobre cedo, tem cura. Às vezes é a falta de informação ou medo do diagnóstico que leva as mulheres a não procurarem ajuda”, contou em entrevista ao site GShow.

Ela disse ainda que recebeu várias mensagens legais contando histórias emocionantes. “Eu recebi quase quatro mil mensagens. Todas positivas! Eram mensagens de adolescentes, conscientes, sobre o que aquela cena representava. Uma adolescente, de 17 anos, contou que está vivendo esse drama com a mãe. Ela disse que, se a mãe tivesse feito o autoexame e descoberto a doença antes, talvez a luta tivesse sido menor. Isso para mim foi o mais importante”. Demais esse depoimento, né?

É sempre bom se cuidar, girls! Ajude quem você ama a ficar longe do câncer de mama também!

Consultoria: Ginecologista Dr. Alberto Guimarães

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Sair da versão mobile