A Black Friday já tem data marcada: próximo dia 29! No entanto, as ofertas já tomaram conta do mês de novembro inteiro. Para aproveitar os descontos sem sustos, além de montar sua wish list, é essencial tomar alguns cuidados e evitar cair em golpes.
Esse é o evento mais esperado por quem ama boas ofertas, mas, a cada ano, os golpes ficam mais sofisticados. Pensando nisso, reunimos dicas de ouro para você garantir uma Black Friday segura e vantajosa. Confira:
Desconfie de grandes descontos
Sabe quando aquela oferta parece ser boa demais para ser verdade? É disso que estamos falando! Descontos fora do comum podem ser armadilhas para atrair compradores desavisados. Sempre compare os preços com outras lojas e desconfie de promoções exageradas.
Verifique a segurança do site
Um golpe frequente na Black Friday é a criação de sites falsos, que imitam grandes marcas para roubar dados dos consumidores. Sendo assim, antes de inserir informações bancárias, confira a barra de endereço. Isso porque sites seguros começam com “https://” e exibem um cadeado ao lado do URL. Sem esses elementos, pode ser uma página falsa.
Evite clicar em links de E-mails ou mensagens
Ofertas enviadas por e-mail, SMS ou redes sociais podem parecer tentadoras, mas é melhor desconfiar. Em vez de clicar em links diretos, acesse o site oficial da loja digitando o endereço no navegador. Isso reduz o risco de ser direcionado a um site falso.
Priorize formas de pagamento seguras
Em vez do cartão físico, prefira utilizar o cartão virtual com número temporário para suas compras online. Além disso, evite o pagamento por boleto em lojas desconhecidas, já que essa forma é mais difícil de rastrear e recuperar em caso de fraude.
Leia as políticas de troca e devolução
Durante a Black Friday, algumas lojas podem alterar suas políticas de troca e devolução. Verifique os prazos e condições antes de finalizar a compra, evitando surpresas caso seja necessário trocar o produto.