Este com certeza não será um dia “normal” como os outros. Nesta terça-feira (2), as redes sociais amanheceram de um jeito incomum, assim como a indústria fonográfica, que não irá incentivar qualquer atividade de promoção, divulgação e atualização de dados em charts oficiais.
O assassinato de George Floyd, asfixiado por mais de 7 minutos por um policial, em Minneapolis, foi o estopim para quem, durante tanto tempo, engolia a seco a desigualdade racial. Desde então, o sentimento de revolta e indignação se espalhou pelo globo. Diversos países, mas principalmente os Estados Unidos, contaram com manifestações em prol da igualdade racial e pelo fim da violência policial.
Por isso, o movimento #TheShowMustBePaused (#OShowPrecisaSerPausado, em tradução livre), organizado por Jamila Thomas e Brianna Agyemang, acontece hoje, dia 2 de junho de 2020, como uma espécie de “blackout” nas redes sociais e em diversos serviços. Jamila e Brianna, que são artistas pretas, sugeriram que formadores de opinião e gravadoras permaneçam silenciados por um dia inteiro, sem publicações nas redes sociais, sem qualquer tipo de produção de conteúdo.
No Instagram, tudo o que se vê são publicações com imagens pretas, tal como as fotos de perfil. Inclusive, inúmeras celebridades já aderiram ao movimento, como Rihanna, Mariah Carey, Alicia Keys, Ariana Grande, Dua Lipa, Halsey, Camila Cabello, Shawn Mendes, e o clã Kardashian-Jenner.
Empresas como Spotify, Apple Music, Capitol Records, além de diversas das mais importantes rádios dos Estados Unidos estão engajadas com o movimento. Inclusive, o Spotify já começou a atualizar suas principais playlists em alguns países com capas pretas e a descrição “Black Lives Matter”. Assim, a plataforma está colocando em destaque músicas que abordam essa questão, como This Is America, de Childish Gambino.
O silêncio é uma das melhores maneiras encontradas pelos artistas para fazer o público refletir sobre os últimos acontecimentos e lutar contra esse mal, que há tanto tempo assombra a sociedade, e persegue pessoas de bem.