Um jovem de 19 anos da cidade de Pará de Minas (MG) tirou sua vida por conta do jogo “Baleia Azul”, um jogo virtual que leva adolescentes a cometerem suicídio. Se você ainda não ouviu falar sobre esse jogo viral (e MUITO perigoso), nós explicamos e alertamos: FIQUE BEM LONGE DELE.
50 passos
O jogo surgiu na Rússia e começou a chamar atenção. Por lá, cerca de 150 adolescentes já se mataram após participar do jogo macabro e, no Brasil, começaram a surgir os primeiros indícios de que o problema chegou, após Gabriel Antônio dos Santos Cabral ter sido encontrado sem vida em sua casa.
O jogo possui instruções que deixam as pessoas mais suscetíveis aos suicídio. O curador, que é a pessoa responsável por repassar os desafios, convida o jovem a jogar. A partir daí, se for aceito, a pessoa começa a receber, durante as madrugadas, os desafios. O jogo dura 50 dias e leva à missão final: se matar. No começo, as tarefas são simples, como ouvir músicas tristes de madrugada, desenhar uma baleia e assistir um filme de terror. Depois, o jogo vai ficando mais perigoso: os participantes são ordenados a tatuar uma baleia no braço (feita com uma faca ou lâmina de babear). Olha só que horrível!
As provas
É preciso provar para curador que os desafios estão sendo cumpridos, por isso, são enviadas diretamente ao curador ou postadas com mensagens subliminares na internet. Na Rússia, uma pessoa foi detida por ter envolvimento no esquema suicida. Em alguns casos, quando as pessoas chegam ao final dos desafios, eles trocam a foto das redes sociais por uma imagem de uma baleia azul.
Psicólogos alertam
Este tipo de jogo é um caminho sem volta e, muitas vezes, segundo os especialistas, pode ser um meio para pessoas que estão pensando em tirar a própria vida. Por isso, vale alertar as pessoas à sua volta para ficarem longe desse jogo perigoso. O nome “Baleia Azul” é inspirado nessa espécie de animal (uma das maiores que já existiram) e que, devido a matança, hoje está com perigo de extinção. Na Alemanha e na região da Ásia Central, jovens estão sendo alertados sobre os perigos do jogo.
Não tem como sair?
De acordo com os investigadores, os curadores devem ser adultos, pois usam de persuasão para manterem os participantes acreditando que não existe saída.
Por isso…
Vale prestar atenção nas pessoas que estão à sua volta e, se notar algum comportamento ou post estranho, avisar rapidamente um responsável. Ou, então, se você estiver passando por problemas e não sabe como se livrar deles, procure ajuda. Não tenha medo. Você pode ser (e é) mais forte do que tudo isso! Cuide-se.
LEIA TAMBÉM
- Depois de 13 Reasons Wht, busca por ajuda no CVV aumenta em 445%
- Garoto de 13 anos comete suicídio após sofrer bullying
- 10 frases marcantes de 13 Reasons Why