Você é suficiente, miga! Fotomontagem: Isadora Andrade
Há um tempinho, pessoas incríveis têm se juntado em um movimento chamado Body Positive. Ele fala sobre aceitação, amor próprio e busca respeito a todos os tipos de corpos – independente da cor, tamanho e formato. Mesmo existindo desde a década de 90, o movimento Body Positive está ganhando mais espaço nos últimos anos.
Se engana quem pensa que trata-se apenas de aceitar um corpo que foge dos padrões. O Body Positive discute, inclusive, sobre como diferentes pessoas ocupam espaços e se estes locais estão prontos para receber todo mundo. Sabe quando uma pessoa gorda não cabe em um brinquedo no parque? Então!
A ideia desse movimento é que todos possam se sentir representados, confortáveis e aceitos em todos os lugares. Assim como o nome em inglês diz, “positividade corporal” resume um montão de conceitos do movimento. Afinal, veremos defeitos em nosso corpo, mas devemos apreciar as qualidades, também.
O Body Positive está ganhando espaço aqui no Brasil, miga! Temos mulheres incríveis para nos inspirar, isso é fato. A Gabi Oliveira (do canal DePretas) fez uma tour pelo rosto dela que ajudou meninas negras a compreenderem detalhes únicos. Nessa mesma vibe, a Ellora Haonne fez uma tour pelo seu corpo (com mais de 3 milhões de views!) – mostrando que as fotos no Instagram estão bem longe da realidade.
Já a diva Alexandra Gurgel, do canal Alexandrismos, levanta a bandeira do Body Positive e explica tudo sobre o movimento. Em seu canal, ela faz maratonas sobre o assunto e chama uma galera superlegal para debater sobre padrões de beleza e amor-próprio.
Alexandra é uma mulher gorda, que sofreu preconceito por ser quem é desde muito jovem. Mas compreendeu que a sociedade foi construída em cima de padrões e papeis de gênero. O que isso significa, miga? Que determinarão como devemos nos comportar, nos vestir e como nosso corpo deve ser. E que tudo isso é definido de acordo com quem constrói padrões – ou seja, a sociedade patriarcal.
Alexandra Gurgel em entrevista para todateen (Fotomontagem: Isadora Andrade) Reprodução/Instagram
“Criei o meu canal para encontrar pessoas semelhantes e discutir esses assuntos. Quando comecei a falar sobre gordofobia e entender melhor, quis combater tudo isso e, assim, passei a me aceitar melhor”, conta Alexandra Gurgel.
Agora que você já sabe mais sobre o movimento Body Positive, que tal criar uma rede de apoio através de meninas e mulheres inspiradoras? Temos 13 inspirações incríveis para você!
Body Positive em séries, filmes, livros e perfis para se inspirar!
Pare de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário – O livro da Alexandra Gurgel vai ajudar você a trilhar um caminho até o amor-próprio. Ela fala sobre gordofobia e a influência da sociedade na forma com que nos vemos. Instagram: @alexandrismos (Foto: Reprodução)
Ju Romano – A influencer vai ajudar você a se aceitar do jeitinho que é. Ela esbanja estilo e autoconfiança, não tendo medo de mostrar seu corpo e suas formas. Inspiração pura! Instagram: @ju_romano (Foto: Reprodução/Instagram)
My Mad Fat Diary – Essa série conta a história de Rae, uma adolescente de 16 anos. Ela relata em seu diário suas experiências em lidar com o próprio corpo, seus relacionamentos com amigos e sua mãe. (Foto: Reprodução)
Empire – Mais uma série que retrata corpos gordos com naturalidade, do jeitinho que tem que ser. A série polemizou ao mostrar Becky Williams (interpretada por Gabourey Sidibe), tendo uma cena hot com um cara. Empire, finalmente, coloca a mulher gorda como uma mulher normal – com desejos e vontades! (Foto: Reprodução)
Por todas nós: Conselhos que não recebi sobre luta, amor e ser mulher – O livro da Ellora Haonne é um banho de verdades e autoconhecimento! Ellora fala sobre aceitar-se e sermos suficientes. Incrível, né? (Foto: Reprodução)
Pequena Miss Sunshine – Um filme amorzinho, mas que nos faz repensar a forma como somos criadas! Ele conta a história da Olive, uma menina que sonha participar do concurso de beleza da Pequena Miss Sunshine. Mas sendo uma menininha fora dos padrões do concurso, muitas cenas escancaram a gordofobia e pressão social presentes na vida de meninas desde muito cedo! (Foto: Reprodução)
Mirian Bottan – Essa diva é pura inspiração! Ela fala sobre sua luta para vencer a bulimia e questiona a normalização de corpos extremamente magros. Sem medo de mostrar seu corpo verdadeiro, ela ajuda a nos amar! Instagram: @mbottan (Foto: Reprodução/Instagram)
Preta Rara – Ela é rapper e arte-educadora, além de arrasar nos closes em fotos no Insta! O nome dela é Joyce Fernandes, mas ela utiliza o apelido que ganhou de sua mãe – por gostar de coisas diferentonas! Ela não tem medo de falar sobre o desconforto em ser negra e gorda em uma sociedade tão racista e gordofóbica! Pisa menos, Preta Rara <3 Instagram: @pretararaoficial (Foto: Reprodução/Instagram)
GLOW – O elenco é composto por personagens femininas que representam diferentes idades, etnias e tipos de corpo. As mulheres gordas na série não são menos instigantes ou provocantes que as mulheres mais magras no programa. Carmen, interpretada por Britney Young, se torna uma personagem respeitada da equipe GLOW por causa de sua agilidade física – desafiando os estereótipos de que corpos gordos não são saudáveis. (Foto: Reprodução)
Minha Segunda Pele – A Bruna, essa girl que está na foto, conta em seu blog e no Instagram como é viver com vitiligo. Além de ser inspiração para meninas que também convivem com o vitiligo, também é uma ótima forma para conhecermos mais sobre a doença! Representatividade pura, miga! Instagram: @minhasegundapele (Foto: Reprodução/Instagram)
Insecure – A série retrata mulheres com suas questões corporais, dúvidas e problemas de autoestima! E, de maneira natural, aborda a sexualidade de mulheres gordas e traz uma personagem incrível, a Kelli. Ela está segura de si mesma, em suas finanças e, claramente, em sua sexualidade. (Foto: Reprodução)
Lua Do Blog – Ela é uma mulher, transexual, modelo plus size e youtuber! Já viu que é uma girl para se inspirar, né? Lua fala sobre suas experiências e vivências como mulher trans, além de ser pura inspiração para meninas gordas se amarem mais! Instagram: @lua.blog (Foto: Reprodução/Instagram)
Parks and Recreation – Geralmente, quando uma mulher gorda participa de uma série, seu corpo acaba se tornando o ponto de enredo. Mas em Parks and Recreation, a personagem Donna Meagle tem sua vida retratada por outros aspectos – como amor, dinheiro e vontades. (Foto: Reprodução)