Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Bora se voluntariar? 5 mitos sobre doação de sangue que você precisa saber 

Crédito: Shutterstock

Papo importante, galera! Neste mês, tá rolando a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue, principalmente, em períodos de falta como agora. Segundo os dados de junho da Fundação Pró-sangue, do governo do Estado de São Paulo, os estoques de cinco dos oito tipos sanguíneos estão em níveis críticos ou em alerta. Por isso, a gente precisa ficar ligada em como ajudar.

Aqui no Brasil, é um desafio trazer voluntários que realizem doações. O percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de doadores num país é entre 3,5% e 5% da população, no Brasil corresponde a 2% (OMS).  Janaina Daniel Ouchi, professora de Enfermagem, conta há muitos mitos envolvidos no ato solidário, o que acaba contribuindo para que o país não atinja o índice recomendado.

Nesse contexto, a campanha busca sensibilizar a população sobre a importância do tema e, em especial, a redução do estoque de bolsas de sangue, situação que foi agravada em razão da pandemia. “A doação é uma atividade segura, não coloca a saúde do doador em risco e pode salvar vidas”, afirma a enfermeira. “É comum que alguns mitos sobre o tema surjam e amedrontem a população, por isso, é importante discutir sobre esses pontos e aumentar as informações sobre o assunto”, pontua.

Crédito: Shutterstock

Antes de tudo, é importante lembrar que a coleta é baseada no peso corporal, ou seja, cada um pode doar uma certa quantidade. Pensando nessa e outras dúvidas, vem conferir a alguns mitos relacionados a doação de sangue que a Janaina esclarece pra gente. E fica ligada, para doar sangue você só precisa atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Estar saudável
  • Pesar acima de 50 quilos
  • Estar bem alimentado
  • Levar um documento oficial com foto
  • Não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação

1) A atividade não provoca o contágio de doenças.

Todo material utilizado é descartável, portanto, não há contato com sangue de outra pessoa.  

2) Quem teve Covid-19 pode doar sangue

Os candidatos à doação com diagnóstico ou suspeita de coronavírus, que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem aguardar 10 dias após a recuperação para poder doar.

3) A ação não é restrita a maiores de idade

Adolescentes a partir dos 16 anos podem doar sangue. Fisicamente, eles já estão aptos para a atividade, desde que cumpram todos os requisitos básicos para doação. Por serem menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsável. 

4) O sangue não fará falta ao doador

A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos, em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de ferro no organismo, que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres. 

 5) Quem tem piercing e tatuagem estão aptos a doar

Apenas pessoas com piercing na boca estão impedidas, pois o local está mais receptivo a infecções — no entanto, a doação pode acontecer 12 meses após a retirada do acessório. Indivíduos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e outros processos com perfuração da pele devem esperar o mesmo período para praticar a ação. 

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Para muitas pessoas, carnaval é época de bloquinho e muitos beijos, mas hábito pode trazer riscos reais à saúde

Beleza

Nada de usar aquela sombra esquecida no fundo da gaveta; a gente te explica o motivo

Entretenimento

Especialista indica alguns episódios que mostram mulheres enfrentando a condição