Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Cabelos e menstruação: aprenda a cuidar dos fios durante o ciclo menstrual

Cabelos e menstruação: aprenda a cuidar dos fios durante o ciclo menstrual
Cabelos e menstruação: aprenda a cuidar dos fios durante o ciclo menstrual

Sejam lisos, ondulados, cacheados ou crespos: é fundamental que a gente conheça os nossos cabelos para que possamos cuidar deles da maneira mais adequada. E, talvez você ainda não saiba, mas o ciclo menstrual, do mesmo jeito que influencia nossa pele, também interfere diretamente na saúde dos nossos fios.

+ Amor em 2021: previsões astrológicas para os relacionamentos de todos os signos no ano de Vênus

Em um bate-papo com a todateen, Valine Alencar, tricologista funcional e membro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), com mais de dez anos de experiência com tratamentos capilares, explicou que cada fase apresenta uma característica diferente para as madeixas.

“Na fase ovulatória, o estrogênio diminui e a progesterona aumenta. A progesterona deixa o cabelo mais bonito e brilhoso, esse período do ciclo menstrual é o momento onde o cabelo cresce mais durante todo o ciclo menstrual.”, falou ela.

+ 6 Estilos de unha que vão bombar em 2021

“Na fase da menstruação em si, quem sofre com anemia pode ter um aumento da queda capilar e o cabelo também fica mais minguado, com menos brilho, vitalidade e mais ressecado. Quando se encerra a menstruação haverá queda na taxa de hormônios, responsáveis pela oleosidade.”, expôs a profissional.

Valine também esclareceu que cada indivíduo e organismo têm suas próprias particularidades e de acordo com as características genéticas. “Se for uma mulher que tenha predisposição genética para calvície por exemplo, ou ainda também com o uso de pílula anticoncepcional por tempo prolongado provoca o afinamento dos fios e a queda capilar.”, contou.

+ Maquiagem 2021: confira 4 tendências que vão bombar no ano que vem

Além disso, a especialista também deu uma dica de tratamento para fazer em casa, super útil e fácil de fazer. “Uma dica caseira coringa, é usar óleo de abacate, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados. A aplicação deve ser feita em todo o comprimento e pontas, com tempo de pausa mínimo de 20 minutos antes da lavagem. É um óleo extremamente hidratante.”.

+ 5 dicas práticas para não deixar as redes sociais abalar a sua autoestima

Abaixo, Valine dá dicas de como cuidar de seu cabelo em cada etapa do ciclo menstrual.

Vem ver!

fase ovulatória

Como na fase ovulatória o cabelo cresce, usar o óleo de rícino é uma boa pedida. Ele serve tanto para hidratação dos fios quanto da limpeza do couro cabeludo. Esse óleo também ajuda na queda de cabelo, já quele ele estimula que os fios voltem a uma fase chamada anágena que é o crescimento dos fios.

menstruação

Na fase da menstruação o cabelo precisa de hidratação e fortalecimento. É indicado usar tônicos fortalecedores, por exemplo.

após a menstruação

Quando o fluxo menstrual se encerra, a pele e o couro cabeludo vão ficar mais secos. Para quem tem cabelos oleosos é um período até positivo. Quem já tem um cabelo ressecado nessa fase eles podem ficar opacos e sem vida. Produtos como máscaras de hidratação profunda são super indicados nessa fase.

bônus

Fazer um “calendário” dos fios pode ser interessante para conhecer um pouco mais dos cabelos durante o ciclo menstrual. Uma dica é avaliar diariamente com as seguintes opções: Bom, Indisciplinado, Oleoso e Seco, assim é possível encontrar um tratamento adequado para cada fase.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, explica como o sexo pode ser aliado durante o período menstrual

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...