A caspa é uma inflamação da pele que atinge principalmente o couro cabeludo. Os famosos “flocos” cinzas ou brancos são, na verdade, células velhas que estão se soltando a uma taxa maior do que o normal. Mas, miga, se você passa por isso, fica tranquila: é uma condição bem comum que afeta metade da população mundial, e a gente te dá algumas dicas para você evitá-la!
Tire suas dúvidas sobre caspa e saiba como tratar:
O que causa a caspa?
Não há um diagnóstico preciso, pois cada caso é um caso. Mas alguns fatores podem provocar a descamação da pele, como excesso de oleosidade, estresse emocional, disfunção hormonal e até mesmo alimentação.
Tem a ver com falta de higiene?
A caspa não é causada por falta de higiene, mas o número baixo de lavagens deixa o couro cabeludo mais oleoso, o que favorece o surgimento dos flocos brancos.
Como tratar? Tem cura?
Não tem cura, mas você pode controlar o problema sim! O tratamento deve ser feito com xampus específicos. “O melhor xampu é aquele que equilibra o PH do couro cabeludo (lembrando que é muito importante saber qual o seu tipo de caspa, seca ou oleosa), o xampu anti-caspa, pois tem um PH no rótulo de 3.8 a 5. Além disso, existem tratamentos específicos para o problema, como a chamada terapia capilar, oferecida por vários salões de beleza”, explica o cabeleireiro Nandho Brandão, do Espaço Le Cinq.
Como evitar?
Mantendo sempre o couro cabeludo bem hidratado e nutrido. Uma higienização precisa equilibrar o couro, e massageá-lo também ajuda. O mais importante é você procurar um dermatologista e salão que tenha tratamentos específicos.
No inverno, a descamação tende a aumentar?
Sim! Isso acontece por conta do menor número de lavagens, banhos quentes, uso de gorro e secador muito quente.
Tratamentos químicos são vilões?
“O excesso de químicas como progressivas, botox e coloração podem alterar o PH do couro cabeludo e, assim, causar a desidratação do couro e desencadear a caspa”, afirma o especialista Nandho Brandão.
A alimentação influencia?
Sim! Hábitos alimentares ricos em gordura afetam tanto a pele como o couro cabeludo. Dica: a ingestão de alimentos na cor verde escuro ajuda no equilíbrio da oleosidade!
A caspa é contagiosa?
Não, miga, isso aí é MITO mesmo! O micróbio que causa esse problema não é transferido de pessoa para pessoa.