O uso frequente e exagerado das redes sociais impactam diretamente na forma como nos enxergamos e destacam, principalmente, defeitos e imperfeições. Assim, muitas pessoas buscam alguma cirurgia plástica para aumentar sua autoestima. Aliás, o caso piora quando estamos falando de adolescentes.
Isso porque a grande exposição de fotos e vídeos acaba aumentando a comparação de corpos e estimulando as cirurgias plásticas e intervenções, principalmente em jovens. “O adolescente vive uma fase de intensa transformação e a cirurgia plástica nessa fase precisa ser indicada com muita responsabilidade, apenas nos casos onde o diagnóstico correto mostra a vantagem do procedimento.”, comentou o Dr. Jairo Casali.
De acordo com o médico, aliás, a cirurgia mais procurada por adolescentes, a partir dos 15 anos, é a rinoplastia. Além disso, o silicone nos seios também é uma das intervenções mais procuradas nesse período da vida.
Sendo assim, é importante avaliar bem o procedimento e a necessidade de realizá-lo antes de tomar a decisão. “Não caiam na cilada de se compararem demais, especialmente com padrões estéticos inatingíveis. A cirurgia plástica deve proporcionar bem-estar e melhorias no corpo, mas nunca servir como meio de se igualar a outra pessoa. O jovem precisa encontrar qual a sua própria beleza, respeitá-la e aprimorá-la, ao máximo.”, pontua o Dr.