Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Coletor menstrual: qual idade certa para começar a usar?

Coletor menstrual: qual idade certa para começar a usar?
Coletor menstrual: qual idade certa para começar a usar?

Você sabia que um único absorvente demora até 500 anos para se decompor? Isso significa que o primeiro absorvente criado ainda está no mundo! Agora, imagina a poluição que pessoas que menstruam produzem, considerando que um ciclo dura de três a oito dias por mês durante anos… é muita coisa.

Por isso, hoje em dia há uma série de alternativas para usarmos durante esse período. E, uma que tem sido muito debatida é o coletor menstrual. Em forma de copinho – ou funil, como preferir – ele foi feito para ser colocado dentro do canal vaginal e pode ser reutilizado por até três anos.

Ele é considerado um dos produtos mais seguros no mercado e não há contraindicações, salvo mulheres em período pós-parto. E a indicação é para pessoas que menstruam em qualquer idade, desde o primeiro ciclo menstrual até a menopausa.

mas e quem é virgem, pode usar?

Quando perguntamos se meninas virgens podem usar o coletor, entramos em algumas questões. Ainda hoje, em muitas sociedades, culturas e/ou religiões “perder a virgindade” está relacionado ao rompimento do hímen na primeira relação sexual.

Algumas pessoas que nunca tiveram relação sexual se adaptam muito bem ao coletor. Mas se o hímem tem muito significado para essa mulher, é melhor optar por produtos de uso externo, como as calcinhas absorventes, também comercializadas na Inciclo, já que o uso de qualquer produto interno pode causar algumas fissuras no hímem. Agora, se a conservação dele não for uma questão relevante, é possível usar sem medo”, conta Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo.

+ Date na quarentena: o guia completo para arrasar nos encontros virtuais
+ 23 frases fofas para colocar de legenda na foto com o boy
+ Aplicativos que simulam cortes, penteados e tinturas de cabelo

Vale lembrar que, cada corpo é único, algumas possuem um hímen muito frágil facilmente rompido com atividades do dia-a-dia que incluem andar a cavalo, dançar ou até mesmo andar de bicicleta. O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Todas as mulheres possuem e ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper uma parte do hímen (isso porque ele permanece ali, mesmo após o rompimento).

algumas dicas para começar a usar:

  • Conheça seu corpo: ao usar o coletor menstrual, a primeira etapa é conhecer o seu corpo. Muitas mulheres não conhecem a região íntima. Pegue um espelhinho para ver como é a sua vulva e, com o dedo, você pode conheça melhor a sua vagina por dentro.

  • Relaxe: quando você fica tensa, a sua musculatura da vagina acaba contraindo. Quando relaxamos, principalmente a boca, relaxamos a vagina também e a inserção do coletor ficará ainda mais fácil. Entenda seu corpo primeiro, com a prática, a colocação vai ficar mais simples do que você imagina.

  • Informe-se e escolha o tamanho adequado: pensando nas mulheres mais jovens e/ou virgens, a Inciclo desenvolveu o coletor no modelo Teen. Indicado para a primeira menstruação até os 19 anos. Ele é pequeno e delicado, e ficará perfeito no seu corpo. Se você acabou de menstruar, nem precisará usar absorventes descartáveis, que são incômodos, poluentes, causam assaduras e mau cheiros.

Mais notícias para você

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis

Comportamento

Uma coisa é fato: os coletores menstruais estão se tornando cada vez mais populares. A alternativa apareceu há alguns anos como uma solução para...

Beleza

Não tem jeito. Segundo uma pesquisa de 2020, do Ibope em parceria com a farmacêutica Bayer, pelo menos 52% das brasileiras já tiveram a...

Comportamento

O coletor menstrual chegou ao Brasil e está ganhando seu espaço entre as mulheres