Ingerir alimentos que contém glúten e lactose é uma prática comum. Afinal, tem muita gente por aí que não vive sem o leite matinal ou o pãozinho com manteiga. Mas não é todo mundo que pode consumir esses dois ingredientes. Será que você faz parte do grupo intolerante à lactose ou glúten?
Intolerância ao glúten
O glúten é uma proteína presente no trigo e outros cereais, muito utilizado na composição de alimentos, medicamentos, bebidas, entre outros. A principal origem é a pré-disposição genética, chamada doença celíaca. Ela costuma se manifestar a partir dos três anos de idade, mas tem gente que passa a sofrer com o problema mesmo na vida adulta.
Sintomas
Normalmente, as pessoas que têm intolerância ao glúten sentem muito desconforto ao ingerir alimentos que contenham a proteína. Entre os mais frequentes estão: diarréia, flatulência, fadiga, falta de apetite e anemia.
Cuidados
Se você suspeita que tem o problema, #partiu procurar ajuda médica para confirmar o diagnóstico e então começar uma dieta restrita. Você terá de abrir mão de alimentos que contenham trigo, centeio, aveia, cevada e malte. No geral, são pães, bolos, bolachas, macarrão, entre outros similares. Mas calma! Você poderá substituir os ingredientes e ter uma alimentação alternativa bem gostosa também!
Intolerância à lactose
De acordo com a nutricionista Gabriela Cantão, a lactose nada mais é do que o açúcar presente no leite e seus derivados. As pessoas que são intolerantes à lactose têm dificuldade em fazer a digestão desse alimento pela falta de uma enzima chamada lactase.
Sintomas
Para saber se uma pessoa é intolerante ou alérgica à lactose, é necessário prestar atenção nos sintomas após o consumo de leite, queijos ou iogurtes. Se tiver diarreia, cãibras estomacais, náuseas, gases e inchaço abdominal, essa pessoa pode apresentar intolerância ou alergia a esse nutriente.
Cuidados
O ideal depois de suspeitar sofrer intolerância à lactose, é você procurar um médico que poderá te orientar. Você também pode suspender totalmente os produtos derivados do leite para reduzir os sintomas e voltar a ingeri-los aos poucos para identificar a quantidade máxima que seu organismo suporta. Atualmente existem diversos produtos no mercado que podem substituir a lactose, como leite de soja, por exemplo.
Texto: Michele Matos/ Colaboradora
Juliana Penteado
Consultoria:
Nutricionista Hugo Comparotto
Nutricionista Gabriela Cantão
You must be logged in to post a comment Login