Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre como evitar pelos encravados

Chega de sofrer com pelos encravados!

Como evitar pelos encravados
Foto: iStock

Você já teve pelos encravados? A gente sabe: esse probleminha não é nada legal! Por isso, conversamos com dermatologistas que tiraram todas as dúvidas sobre o assunto e explicaram como evitar pelos encravados para ter uma pele saudável e bonita.

Por que os pelos encravam?

Os pelos normalmente encravam após uma agressão à pele, como a depilação. Conhecido como pseudofoliculite, pelos encravados são quando os fios que crescem sob a pele próximo de onde estavam antes de serem cortados ou retirados, curvam-se e penetram a pele novamente.

Resultado de imagem para gif depilação

“O atrito da pele com as roupas costuma causar a foliculite (infecção dos folículos pilosos) e ficam com aquela aparência de espinha… e é a maneira que o corpo reage, uma forma de expulsar o pelo que está no lugar errado.”, explica a dermatologista Íris Flório.

A depilação

O dermatologista Valcinir Bedin alerta que o correto seria não depilar os pelos. A prática acabou se tornando um costume na sociedade em que vivemos por questões estéticas. Por isso, vale a pena pensar: será que você precisa mesmo se depilar e sofrer com a agressão à pele e os pelos encravados?

Reflita um pouco e descubra se você se depila porque realmente quer ou apenas por uma questão social, afinal, mulheres são educadas desde pequenas para se depilarem. Porém, existem diversas mulheres que já aboliram a depilação e vivem bem aceitando e amando seus corpos como são. Que tal se inspirar nelas?

Resultado de imagem para gif não sou obrigada

Cuidando dos pelos

É total importante saber como evitar pelos encravados, já que eles podem infeccionar e se tornar algo mais grave. Quando a inflamação acontece, o ideal é procurar um médico que aplicará antibióticos prescritos, ok? Mas antes disso, se você não quer deixar de se depilar, existem alguns cuidados que podem te deixar livre dos pelos encravados.

Confira algumas dicas sobre como evitar pelos encravados:

  • Prefira a depilação a laser, se possível. “Apesar de ser mais cara, ela oferece os melhores resultados sem efeitos colaterais”, afirma Valcinir.
  • Em segundo caso, opte pelas depilações com cera quente, que são melhores do que as frias para ajudar os pelos a não inflamarem. Isso porque o calor funciona também como anti-inflamatório.
  • “Faça uma esfoliação um dia antes de realizar a depilação e repita o procedimento algumas vezes dias depois”, recomenda a dermatologista Íris Flório.
  • O ideal é usar roupas leves e folgadas durante alguns dias após a depilação para causar o menor atrito possível com a pele.
  • Hidrate bastante a pele e os pelos que vão ser retirados. Depois da depilação, hidrate novamente para acalmar a irritação da pele.
  • Pelos mais grossos podem acabar encravando depois da depilação. “Se esse for o caso, o melhor a fazer é utilizar os cremes depilatórios.”, aconselha Íris.

Como remover pelos encravados?

“Existem algumas maneiras de se remover. Fazer a esfoliação é uma delas. Outra forma é aplicar compressa de água morna no local, que vai ajudar a abrir o poro inflamado e facilitar a remoção do pelo.” explica Íris. Lembre-se de que, se você for usar uma pinça para retirá-lo, ela deve estar esterilizada e suas mãos limpas.

Resultado de imagem para gif girl shaving legs

A médica aconselha ainda a evitar o hábito de “espremer” a região com pelo encravado como se fossem espinhas. “Vai doer, o pelo pode não sair e pode infeccionar ainda mais. O mais correto é procurar atendimento médico para resolver a questão.”, completa.

Como evitar as famosas “bolinhas vermelhas” causadas por pelos encravados na virilha?

As bolinhas vermelhas costumam aparecer em peles muito sensíveis. Para evitar, a melhor coisa é apostar numa boa esfoliação, principalmente antes e depois da depilação. Esponjas naturais e cremes específicos também ajudam a melhorar o aspecto da pele agredida pela depilação.

Resultado de imagem para gif depilação

As bolinhas vermelhas com certeza são um motivo para você aprender como evitar pelos encravados, afinal, ninguém merece!

Fazer a depilação de maneira correta, de preferência com o acompanhamento de um profissional experiente, também ajuda a diminuir a agressão. “Se usar lâmina para se depilar, é importante usá-la no sentido em que os pelos nascem. Nunca no sentido inverso.”, aconselha Íris.

E aí, aprendeu direitinho sobre como evitar pelos encravados?

Consultoria: Prof.Dr.Valcinir Bedin, médico dermatologista e Dra. Íris Flório, dermatologista

Agora que você já sabe como evitar pelos encravados, fique por dentro das vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de depilação:

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Entretenimento

Vem cuidar dessa pele e evitar esse probleminha!