Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como lidar com a separação dos pais

Como lidar com a separação dos pais
Como lidar com a separação dos pais

Foto: Shutterstock Images

 

Enfrentar uma separação dos pais está cada vez mais comum. E, apesar disso, a sensação para os filhos que têm que conviver com essa situação nunca é das melhores. Mesmo que o melhor para os dois seja não estar mais juntos, é impossível não ficar na bad durante essa fase de transição. Quando a separação não é amigável, fica ainda pior, e, muitas vezes, acaba sobrando para os filhos. Se você tem alguma amiga ou está passando por essa situação, confira as dicas da psicóloga Betina Serson:

– Não pense que a culpa é sua. “Essa sensação também e muito comum. A menina pode achar que se não tivesse brigado com a mãe ou com o pai a separação não teria ocorrido”, diz Betina.

– Também não se sinta culpada por estar “aliviada”. “Se os pais estiverem mais felizes e se adaptando a nova vida, será mais fácil para os filhos superarem a situação”, diz a psicóloga.

– É normal se sentir dividida entre o pai e a mãe. Isso acontece “principalmente no começo do processo, quando as visitas ainda não estão determinadas”, explica Betina. É aquele momento chato em que, geralmente, o pai sai de casa e vocês passam a conviver menos. Mas o relacionamento entre vocês não precisa e não deve esfriar: “Os pais podem ter horários separados para os filhos, além das visitas determinadas no começo do processo”, diz a especialista

– Não entre na briga dos dois. Sabe quando o pai quer saber tudo o que está rolando na sua casa com sua mãe e vice-versa? É normal eles fazerem isso no começo. Caso aconteça com você, jogue a real com eles e diga que não vai colaborar com isso.

É claro que você ama demais os seus pais, então o melhor a fazer nessa história toda é tentar entender que a decisão de uma separação não foi fácil para eles, mas é o que pode trazer a felicidade dos dois, separadamente. Aproveite para começar uma nova rotina e aproveitar as suas duas casas agora.

4 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você