Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como lidar com o complexo de inferioridade

Como lidar com o complexo de inferioridade
Foto: Thinkstock/Getty Images
Como lidar com o complexo de inferioridade

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Se sentir triste de vez em quando porque sua BFF faz sucesso com os meninos ou porque sua colega tira notas melhores que você é normal. Porém, é preciso tomar cuidado para não ficar triste demais e se sentir inferior às pessoas que convivem com você. Veja dicas da psicóloga Regiane Machado e saiba o que fazer para aumentar sua autoestima:

Como sei se é exagero?

“Como a adolescência é uma fase de mudanças físicas e emocionais, esse complexo pode se manifestar através de comportamentos agressivos, dependência emocional, sentimento de rejeição e até dificuldades de relacionamentos.Também interfere na autoestima”. A psicóloga também resssalta que muitas garotas têm complexo de inferioridade na adolescência. Portanto, lembre-se que você não está sozinha: outras meninas também passam por isso e precisam enfrentar o mesmo problema.

O que fazer para melhorar?

Regiane dá dicas essenciais para superar a tristeza e baixa autoestima: “Olhe para si, valorize seus pontos fortes e qualidades e lembre-se alguns tipos de problemas são passageiros ou solucionáveis, como o uso de óculos e aparelhos odontológicos. Busque conversar sobre suas dificuldades com quem você confia e se sinta à vontade”. Que tal bater um papo com sua mãe, sua irmã, ou até mesmo aquela BFF que você confia muito? Vai fazer você se sentir bem melhor!

Não se sinta inferior!

Nada de ficar se comparando aos outros ou achando que você é pior do que todo mundo. Todo mundo tem facilidade em algumas coisas e dificuldade em outras. Isso é supernormal! Veja dicas da psicóloga:

– Valorize seus pontos fortes: que tal apostar naquele batom lindo que destaca seus lábios ou usar aquela roupa que deixa você superdiva?

– Reconheça que você precisa melhorar em alguns aspectos: ninguém é perfeito. Portanto, busque sempre melhorar ou reconheça seus erros.

– Saiba que você é muito importante e tem muitas qualidades.

– Lembre-se que as pessoas são diferentes: suas qualidades podem não ser as mesmas da sua amiga, e isso não faz de você inferior.

Ajuda é essencial

Se você está se sentindo muito mal e não consegue melhorar, que tal buscar ajuda de pessoas que te amam? Converse com sua família ou com uma psicóloga, eles vão tentar ao máximo te ajudar.

 

Consultoria: Regiane Machado- Psicóloga Clínica
Site: www.regianemachado.com.br

47 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você