Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Compartilhe com Orgulho: Giovanna Heliodoro estrela segundo episódio do projeto LGBTIQ+ do Instagram

Compartilhe com Orgulho: Giovanna Heliodoro estrela segundo episódio do projeto LGBTIQ+ do Instagram
Compartilhe com Orgulho: Giovanna Heliodoro estrela segundo episódio do projeto LGBTIQ+ do Instagram (Reprodução/Instagram)

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTIQ+, o Instagram convidou a dupla Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, do Diva Depressão, para comandar o Compartilhe com Orgulho, uma série de entrevistas com criadores da comunidade LGBTIQ+. O segundo episódio já está no ar e é estrelado pela comunicadora e historiadora Giovanna Heliodoro, a @transpreta.

No encontro, Giovanna conta um pouco de sua jornada e como está usando a carreira na História para entender e estudar mais sobre os movimentos de gênero e sexualidade no Brasil. Ela também revela como usa o Instagram para se firmar como mulher travesti.

conheça a @transpreta

A mineira Giovanna Heliodoro nasceu em 1997, mas nunca se identificou como um menino cis. Ela inclusive criou um termo para explicar que, para os pais, o que houve foi uma “quebra de expectativa de gênero”. Dos 19 para os 20 anos se assumiu uma mulher trans, após assistir ao filme Minha Mãe é uma Peça, de Paulo Gustavo.

Giovanna relata que cresceu com medo de ter sua vida e seu nome associado à pessoas que eram vistas como prostitutas, violentas, párias e que isso foi parte do seu processo de aceitação. Foi doloroso se inserir no mercado de trabalho formal, pois não há espaço, confiança e nem incentivo.

Foi aí que entendeu que, para subverter e hackear esse “cistema”, ela precisaria ir por outra via, a do empreendedorismo. Ela diz que TRANSPRETA é um mecanismo de empoderamento e a sua forma de mostrar ao mundo que travestis negras existem.

“Espero que no futuro as mulheres dessa geração, além de se auto-organizar, comecem a tomar posse do que é seu. Que nós, pessoas negras, travestis, trans, tomemos posse de todos os acessos que nos foram tirados, que possamos reconstruir nossa narrativa e escrever a história desse país.”Giovanna Heliodoro

compartilhe com orgulho

Além de Giovanna, estão na série do Instagram jovens criadores de conteúdo que falam sobre como expressar sua verdadeira identidade os ajudou a alcançar espaços dentro de suas carreiras e a inspirar milhares de pessoas nas redes: a cantora Ana Gabriela, a humorista Babu Carreira, a multiartista Pati Rigon, o comunicador Raphael Dumaresq e o jovem advogado Stefan Costa.

Mais notícias para você

Especial

Um feed organizado é a chave para destacar seu perfil no Instagram

Entretenimento

Evento é aberto ao público nesta quinta-feira (30)

Entretenimento

Vem garantir o dump perfeito no Instagram!

Entretenimento

Ator relembrou momento em que decidiu se assumir para amigos, família e para a internet